Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Por
Partilhar
X
Profissionais da saúde, de limpeza e trabalhadores de supermercados, entre outros, vão ver os seus pedidos de nacionalidade francesa serem acelerados, conforme convocação feita pelo Ministério do Interior daquele país.
Desde setembro, quando a iniciativa foi anunciada, 74 pessoas receberam passaporte francês e outras 693 encontram-se na fase final do processo. Um total de 2.890 pessoas inscreveram-se até agora, divulgou a BBC.
A França está entre os dez países mais afetados por infecções por Covid-19, com mais de 2,5 milhões de casos confirmados e perto de 62 mil mortes.
Normalmente, para os candidatos serem aprovados, têm de residir em França durante cinco anos, com um rendimento estável e terem demonstrado facilidade de integração na sociedade francesa.
Ainda assim, o governo disse que os trabalhadores da linha da frente da Covid-19 têm de viver em França há pelo menos dois anos para serem elegíveis para a cidadania em reconhecimento dos seus “excelentes serviços prestados”.
Em 2017, a população imigrante em França era de 6,4 milhões, incluindo um número significativo proveniente das ex-colónias, maioritariamente do norte e oeste de África, mas tornar-se cidadão pode ser um processo lento e tenso. O número de naturalizados está a diminuir, sendo 10% menos em 2019 do que em 2018.
De recordar que em 2018, o maliano Mamoudou Gassama, apelidado de homem-aranha, obteve a cidadania francesa depois de resgatar um menino pendurado numa varanda de um prédio em Paris.
Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.
Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja