Neta de Nelson Mandela eleita uma das mulheres de 2016 pela BBC

December 6, 2016
Neta de Nelson Mandela eleita uma das mulheres de 2016 pela BBC

Partilhar

Zoleka Mandela, neta de Nelson Mandela, foi eleita, aos 36 anos de idade, uma das cem mulheres de 2016, pela BBC. Abuso sexual, consumo de drogas, a luta contra dois cancros e o sofrimento de perder dois filhos foi a história que conquistou a estação televisiva britânica.

As ligações ao nome Mandela nunca lhe proporcionaram um vida fácil até ao seu avô ser eleito presidente da África do Sul, a 27 de abril de 1994, na sequência do fim do Apartheid. Foi vítima de abusos sexuais quando era apenas uma criança e experimentou pela primeira vez uma bebida alcoólica aos nove anos e desde então que lutou, durante toda a adolescência contra o vício de álcool e drogas.

Aos 21 anos, Zoleka já era mãe de uma menina chamada Zenani, que em 2010 acabou por morrer num acidente de viação, por causa de um condutor que estava sob o efeito do álcool. Em entrevista à BBC, confessou que foi um dos períodos mais obscuros da sua vida, porque ao mesmo tempo lutava contra o vício dos estupefacientes e da bebida.

https://www.instagram.com/p/BNOQbg6BInd/?taken-by=zolekamandela

Com 32 anos, a vida voltou a pregar-lhe outra rasteira e foi diagnosticada com cancro da mama. Consegui-o superar,mas pouco tempo depois, voltaria a perder outro filho. Zoleka deu à luz a um menino chamado de Zwelami, que morreu poucos dias após o parto.

“Eu não era a mãe que os meus filhos mereciam” disse Zoleka Mandela, de 36 anos, e livre de qualquer vício que a tenha assombrado no passado. Apesar de ter estado em remissão e quimioterapia neste último ano e ter sido operada novamente ao tumor, conheceu a sua cara-metade, Thierry Bashala. Actualmente, tem uma filha e dá a cara a diversas campanhas de solidariedade.

https://www.instagram.com/p/BNg-ec4BWEZ/?taken-by=zolekamandela

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile