Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Nissah Barbosa é “da Baddest Kriola“, nascida na Ribeira Grande, Cabo Verde. O seu flow é viciante e a sua música promete marcar a diferença daquilo que são as novas vibes sonoras vindas do arquipélago de sodade. Na receita do seu sucesso estão ingredientes de luxo da fundação da cultura musical cabo-verdiana, como o Finason, o Batuku e o Kola San Jon. Há praticamente um ano, assinou contrato com a Sony Music Portugal, no que promete ser uma viragem para a internacionalização da sua carreira. Trocámos algumas palavras com a rapper, que nos explicou como enfrentou o confinamento, gravou um videoclipe com o seu telemóvel com direcção artística de três países diferentes e a história por trás de “Heartbeat”, o seu último single.
O confinamento por um lado foi bom, levou-me a momentos profundos de reflexão, mobilização e preocupação com a coletividade. Reforcei os laços, cuidei mais da minha saúde e do meu emocional. Por outro lado, aproveitei o tempo para aprimorar as minhas capacidades, tendo aulas de dança online, escrevendo novas músicas e gravando em casa.
Em relação a gravação do videoclipe entre três países diferentes, foi um grande desafio, pois além de estar a gravar o vídeo, tinha os diretores em videoconferência ao mesmo tempo, onde um estava no Brasil, outro na Suíça e eu em Portugal. O vídeo foi gravado em casa durante a quarentena maioritariamente no telefone, mas o final o resultado foi positivo graças à dedicação e paciência de toda a equipa.
Sim, é um tema com que me identifico muito porque já o vivi. Aquela paixão, o frio na barriga, a vontade de estar perto da pessoa amada… e acredito que todos vão passar por isso numa determinada altura da vida. Por isso, refleti essa história na minha música.
Da Urban Cats em parceria com Planet V Music.
“Heartbeat” é o meu primeiro single pela Sony Music. O namoro começou no ano passado, através minha manager, Jô Queiroz que apresentou o nosso projeto à Sony. Eles acabaram por interessar-se e estamos aqui agora juntos em família. Além de “Heartbeat” estão a vir por aí muitos sons frutos de grandes encontros e boas vibes!
Acredito sim que seja o início da minha carreira internacional, mas não digo que ainda não há o que explorar em Cabo Verde. Sinto que a minha missão lá ainda não está terminada e terá muitas histórias para contar.
Sim, foi o meu primeiro concerto virtual. Em relação à sensação, é diferente, houve o nervosismo, o medo de falhar, mas não deixou de ser uma experiência calorosa e emocionante.
Para ser sincera, não acho que seja fácil, porque na vida nada é fácil, mas isso não me assusta. Nada se consegue sem esforço. Vou dar tudo de mim para concretizar os meus objetivos e é isso que pretendo, conquistar o meu público e o meu espaço e espero conseguir.
A minha formação de base estrutural foi inspirada nesses ritmos. Desde a minha infância, vim aspirando essa cultura forte do meu país e acredito que, através dessas influências, vão sentir sim a presença desses ritmos nas minhas músicas.
Quando nos referimos às raízes culturais, estamos a falar da sua origem, do seu principio, então, é fundamental preservá-la e passá-la de geração em geração. Para mim, é de extrema importância os jovens conhecerem as suas origens para assim darem continuidade mantendo viva a nossa história.
A mulher no mundo do rap ainda é um tabu por quebrar. Eu, pessoalmente, identifico-me com essa causa porque eu mesma senti e vivi uma certa dificuldade quando decidi entrar nesse mundo. Fui quebrando os paradigmas aos poucos, mostrando sim que a mulher é corajosa e forte, passando todos os desafios, obstáculos, provando cada vez mais com o meu trabalho e incentivando outras mulheres que sempre tiveram esse mesmo sonho, e que não correram atrás por causa do que a sociedade impõe. Há espaço para todas sim e elas conseguem conquistar tudo o que quiserem.
Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja