Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Deezy encabeça o nosso top dos artigos mais lidos desta semana finda. O artista lançou nova mixtape e aguçou a curiosidade dos nossos leitores sobre o que por aí está por vir para este 2023. Na segunda posição do ranking aparece a entrevista de André Forte à Fadista Ana Moura, seguindo-se o último EP de Djorge Cadete; a entrevista sobre o primeiro livro do jornalista Israel Campos e o artigo sobre a turma angolana que venceu várias medalhas num concurso da NASA.
Deezy lançou a mixtape Deezygual 3 – O Gaúcho na última semana de janeiro. O projeto, além de ter como host o producer Mizzy Milles, contou com nomes fortes da música da cena tuga, crioula e angolana.
O ano de 2022 foi marcado pelo regresso de uma das artistas mais faladas da língua portuguesa, Ana Moura. Casa Guilhermina é o espaço seguro que a fadista em desconstrução criou para uma sonoridade que transcende o género que lhe deu fama. Um álbum que vive da sua voz, possante, grave, e com a textura granulosa que sempre a caracterizou, mas que percorre paisagens distintas. Vai pelas margens do Tejo acima, de Lisboa ao Ribatejo; vai até à barra do Kwanza, Atlântico abaixo, de onde sobe o Mussulo até à Ilha de Luanda.
Realizado pela Seres Produções, Upendo é composto por seis faixas originais baseada no gênero house music, dirigidas principalmente para a cena afro-tech e afro house, que tem suas raízes fincadas na África do Sul e características que misturam batidas e ritmos eletrônicos com percussões afrorítmicas e elementos da cultura africana.
Israel Campos – promissor jornalista angolano, eleito uma das 100 Personalidades Negras mais Influentes da Lusofonia em 2021, convida-nos a conhecer uma das suas valências, a de escritor. A sua primeira obra, E o Céu Mudou de Cor, editado sob a chancela da Kacimbo, de Ondjaki e a ser apresentada no dia 16 de fevereiro, oferece-nos um Israel tradutor de pássaros e de amores menos óbvios, que versa sobre fragmentos do quotidiano luandense que o autor foi acumulando durante cerca de cinco anos em pequenas crónicas.
Trinta jovens entre a 7ª a 12ª classe do Complexo Escolar Privado Internacional (CEPI), localizado no Benfica, em Luanda, receberam medalhas nas categorias Física & Astronomia e Ciências Naturais pela 4ª Olimpíada Copérnico, plataforma associada à NASA, agência estadunidense responsável por pesquisas e programas de descoberta espacial.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja