Os artigos mais lidos da semana 18/52

May 4, 2025
Os artigos mais lidos da semana 18/52

Partilhar

Os artigos mais lidos na BANTUMEN esta semana começam com o destaque para a marca angolana Vieg Yuro, que levou a cultura e o street style nacional à Florida Men’s Fashion Week 2025; nos EUA. Segue-se a entrevista conduzida por Marisa Rodrigues ao rapper Loreta; a notícia sobre a condenação do polícia envolvido na agressão a Cláudia Simões; a criação da Aliança dos Estados do Sahel, que junta Burkina Faso, Mali e Níger numa nova ordem política e, por último, a conversa exclusiva com o músico Tito Paris.


Marca angolana Vieg Yuro desfila no Florida Men’s Fashion Week, nos EUA

O designer angolano Vanilson Viegas, criador da marca Vieg Yuro, apresentou a sua mais recente colecção no Florida Men’s Fashion Week 2025, evento de moda masculina que decorre duas vezes por ano na Florida, Estados Unidos. A colecção, marcada por um estilo streetwear sofisticado, reflete a identidade cultural angolana através de uma linguagem estética contemporânea.


"Criamos o nosso próprio mercado. Ninguém pode nos boicotar", Loreta KBA

Loreta KBA é um rapper e produtor nascido e criado na Linha de Sintra. Frequentemente apontado como um dos maiores nomes do rap crioulo, não esconde que a sua visão enquanto artista está diretamente relacionada com o contexto em que cresceu.


Tribunal de Relação reverte absolvição e condena polícia que agrediu Cláudia Simões

O Tribunal da Relação de Lisboa reverteu parcialmente a decisão da primeira instância sobre o caso de Cláudia Simões e confirmou que a mulher foi agredida por um agente da Polícia de Segurança Pública (PSP) no interior de uma viatura policial. A nova decisão agrava a pena de Carlos Canha, o agente envolvido, elevando-a de três para cinco anos de prisão, com pena suspensa por igual período.


Será este o começo de uma África verdadeiramente independente?

Aliança dos Estados do Sahel (em francês: Alliance des États du Sahel, AES) é uma organização intergovernamental criada inicialmente como pacto de defesa mútua entre as juntas militares que controlam o Mali, o Níger e o Burkina Faso, em 16 de setembro de 2023. A sua fundação surgiu no contexto da crise política no Níger, após o golpe de Estado de julho do mesmo ano, perante o qual a CEDEAO ameaçou intervir militarmente para restaurar o governo deposto.


“Um povo sem cultura é um povo desarmado”, Tito Paris

Nascido em 1963, na cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, Tito cresceu rodeado de música. “A minha família era toda de músicos”, recorda. O pai, que trabalhava nos navios, trazia frequentemente instrumentos para casa - guitarras, baixos, baterias - e com eles os irmãos formavam bandas improvisadas. 

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile