Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Esta semana, os artigos mais lidos arrancam com a notícia da primeira edição do Festival Mamã África, que também conta com a curadoria da BANTUMEN e vai instalar-se em Lisboa entre os dias 9 e 11. O segundo artigo mais lido também fala sobre o festival Mamã África, mas desta vez, a atenção está virada para os restaurantes da Grande Lisboa que à mesa servem os sabores e cheiros do continente. Seguem-se o anúncio do primeiro filme publicitário moçambicano produzido integralmente com Inteligência Artificial; o lançamento do livro Arquivo Morto, de Eusébio Sanjane; e, por fim, o anúncio da produtora Narudi Films sobre a abertura de vagas para a sua próxima curta-metragem, com filmagens previstas para setembro de 2025, em Portugal.
Lisboa é uma cidade onde as marcas da presença africana remontam há séculos, mas são frequentemente ignoradas ou apagadas. Esse paralelo entre memória, história e esquecimento é um dos pilares da criação da Associação Boka Mundo, um coletivo que se propõe devolver à capital portuguesa a sua memória negra e restaurar a negritude no centro da sua paisagem cultural.
No coração de Lisboa, onde as ruas guardam séculos de história africana muitas vezes apagada, o Festival Mamã África propõe um reencontro com essa memória através dos sentidos e a gastronomia é um dos caminhos possíveis. Este ano, a BANTUMEN juntou-se à primeira edição do festival como curadora de uma rota de restaurantes que celebra a diversidade de sabores da África lusófona e da diáspora negra.
Maputo entrou oficialmente na era da publicidade gerada por Inteligência Artificial. A agência SPOT, sediada na capital moçambicana, acaba de lançar o que afirma ser o primeiro filme publicitário do país inteiramente produzido com recurso a IA. A campanha, desenvolvida para a marca de moda praia Praiana, coloca Moçambique no mapa da inovação criativa africana, ao combinar tecnologia de ponta com uma componente estética e cultural.
O romance Arquivo Morto, de Eusébio Sanjane, tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2025 e propõe uma reflexão profunda sobre a guerra civil moçambicana e os seus efeitos persistentes na memória colectiva. A obra, escrita ao longo de quatro anos, insere-se no cruzamento entre literatura, história e espiritualidade, abordando temas como o luto, a transmissão intergeracional da memória e os limites entre o visível e o invisível.
A produtora independente Narudi Films está à procura de profissionais para integrar a equipa técnica da sua próxima curta-metragem, com filmagens previstas para setembro de 2025, em Portugal. As candidaturas estão abertas até 28 de junho e todas as posições são remuneradas.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja