Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Na ronda dos artigos mais lidos da semana, a 34.ª do ano, o destaque vai para O Pátio da Saudade, estreia de Gilmário Vemba no cinema português. Seguiu-se o Afrobasket 2025, com Childe Dundão a conduzir Angola às meias-finais, e o artigo de opinião de Malam Embaló sobre a expulsão da Lusa, RTP e RDP África da Guiné-Bissau. O top cinco completa-se com a entrevista a Wilsoldiers, produtor de audiovisuais e fundador da label Soldiers Music Group, e o artigo sobre a última edição do festival O Sol da Caparica, que terminou em grande com os Wet Bed Gang.
“O Pátio da Saudade”, a estreia de Gilmário Vemba no cinema português, é já o filme nacional mais visto de 2025
O humorista angolano Gilmário Vemba estreou-se no cinema português com O Pátio da Saudade, de Leonel Vieira, que registou 15 mil espetadores em apenas quatro dias de exibição desde a estreia na passada quinta-feira. A longa-metragem tornou-se no filme português mais visto do ano até ao momento, acumulando também 101 mil euros em receitas de bilheteira, segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
Liderança de Childe Dundão leva Angola às meias-finais do Afrobasket
O Afrobasket 2025, que decorre em Angola entre 12 e 24 de agosto, já tem as quatro melhores seleções definidas. A jogar em casa e com o apoio fervoroso das bancadas, os Palancas Negras venceram Cabo Verde por 90-80 e carimbaram a passagem às meias-finais da competição.
Quando fecham a porta aos jornalistas, fecha-se também a janela da liberdade
Com um olhar atento para o talento e uma carreira que cruza produção musical, direção artística e visual, Wilsoldiers consolidou-se como uma força criativa incontornável na cena lusófona. O fundador da Soldiers Music Group já trabalhou com nomes como NGA, Plutónio e Submundo, sempre com a mesma filosofia: colocar a autenticidade acima dos números e abrir espaço para artistas que merecem ser ouvidos.
Soldiers Music, uma label que procura autenticidade antes dos números
Wilsoldiers é produtor musical, diretor artístico e fundador da Soldiers Music Group, um selo que se afirma pela valorização da autenticidade acima dos números. Cresceu no meio da cultura hip hop e deu os primeiros passos criativos com a confiança de NGA, da Força Suprema, que se tornou uma das suas maiores inspirações. Ao longo da carreira trabalhou com artistas como Plutónio, Submundo, Halloween, Ghoya e outros nomes que marcaram a cena lusófona. A filosofia foi sempre a mesma: colocar a autenticidade acima dos números e abrir espaço para artistas que merecem ser ouvidos.
Depois de dois dias esgotados, O Sol da Caparica termina em grande com Wet Bed Gang
A 10.ª edição d’O Sol da Caparica confirmou-se como um dos maiores palcos da música portuguesa e lusófona, com dois dias esgotados e 35 mil pessoas diárias no Parque Urbano da Costa da Caparica. Entre os mais de 35 artistas que passaram pelos diferentes palcos, nomes bem conhecidos pela lusofonia marcaram presença com atuações de forte ligação ao público.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja