Os artigos mais lidos da semana 51/52

December 21, 2025
Os artigos mais lidos semana 51/52
Sanjo Lawal, Heavy is the Head, This is not a White Cube

Partilhar

Na penúltima semana de 2025, as artes, a cultura e a reflexão crítica marcaram as leituras na BANTUMEN. O destaque foi para o artigo “Best of Arts 2025”, que reuniu as exposições e práticas curatoriais que mais marcaram o ano nas artes visuais em Portugal, com foco no trabalho de artistas africanos e afrodescendentes e no papel da curadoria na construção de narrativas contemporâneas.

Seguiu-se a distinção de Cleo Diára, selecionada para os European Shooting Stars 2026, um dos programas mais prestigiados de promoção de novos talentos do cinema europeu; o percurso da Jornada Capilar, fundada por Dina Moreira, também entrou no top, destacando-se como referência angolana em tricologia, ao cruzar ciência, diagnóstico e educação no cuidado do cabelo afro.

Na música, o tema “Money”, de Cleyton M, gerou debate ao revelar como a música e a dança podem ser formas de protesto, por detrás de um fenómeno viral que conquistou milhões de visualizações nas redes sociais.

A fechar a semana, o artigo da celebração dos 30 anos do B.Leza, uma das salas mais emblemáticas da cultura lusófona em Lisboa.


Best of Arts 2025, estas foram as exposições e curadorias do ano em Portugal

Quais foram as exposições e práticas curatoriais que marcaram 2025 nas artes visuais em Portugal? Os curadores Melissa Rodrigues, James Oscar Jr. e Ekua Yankah reuniram uma seleção de projetos que, ao longo do ano, destacaram o trabalho de artistas africanos e afrodescendentes. Entre os destaques estão “Coro em Rememória de um Voo”, de Julianknxx, apresentado no CAM Gulbenkian, e o respetivo programa público, que integrou “Síncopes”, uma série de ficção sonora criada por XEXA, Cristina Roldão e Zia Soares, inspirada em mulheres negras que viveram em Lisboa no início do século XX. A lista integra ainda “Kabelu na Kordon”, da artista cabo-verdiana Jacira da Conceição, apresentada na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo. A seleção distingue também práticas curatoriais coletivas e o trabalho de curadores como Jesualdo Lopes, Paulo Pascoal, Rafael de Oliveira, Selma Umausse e Nael d’Almeida, sublinhando o papel da curadoria na construção de narrativas artísticas ao longo do ano.


Cleo Diára entre as novas European Shooting Stars

Cleo Diára foi selecionada para os European Shooting Stars 2026, um dos programas mais prestigiados de promoção de novos talentos do cinema europeu. A distinção coloca a atriz no centro do Festival Internacional de Cinema de Berlim, onde será apresentada a uma audiência internacional de profissionais da indústria.


Jornada Capilar: da experiência pessoal à referência angolana em tricologia

Fundada por Dina Moreira, a Jornada Capilar afirma-se hoje como um centro especializado na prevenção, manutenção e recuperação de disfunções do couro cabeludo e dos fios, afastando-se da lógica tradicional do salão para colocar a ciência, o diagnóstico e a educação no centro do cuidado. A experiência pessoal da fundadora, aliada à formação em tricologia e à consciência das lacunas existentes no estudo do cabelo afro, conduziu à criação do “Scalp Love”, um sistema próprio de avaliação e intervenção que articula ciência, rotina e educação como pilares indissociáveis.


Quando a música e dança são protesto. O que Cleyton M escondeu em "Money"

Em pouco mais de duas semanas depois do lançamento, a nova música do artista angolano Cleyton M conquistou o mundo com um desafio de dança e, todos os dias, aparecem dezenas de novos vídeos nas redes sociais. Vários chegam a alcançar milhões de visualizações, números que pintam o retrato de um sucesso viral inequívoco. Mas enquanto o mundo dança, uma pergunta impõe-se: o que está realmente a ser dito em cima da batida?


Dia 20, há festa no Cais do Gás: B.Leza celebra 30 anos

O B.Leza, uma das salas mais emblemáticas da noite lisboeta e referência incontornável da cultura lusófona, celebra 30 anos de existência a 21 de dezembro, com uma programação que se estendeu pelos últimos meses do ano e que reuniu diferentes gerações e geografias musicais. As comemorações começaram em setembro e prolongaram-se até dezembro, culminando numa celebração especial na noite de 20 para 21 de dezembro.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile