Paulo Flores celebra independência das antigas colónias em concerto especial em Cabo Verde

May 20, 2025
paulo flores concerto cabo verde
📸 Paulo Flores | Rita Carmo

Partilhar

O cantor e compositor angolano Paulo Flores vai atuar na cidade da Praia, em Cabo Verde, no âmbito do projeto “Unitel Tmais Live Concert”, uma iniciativa cultural que celebra os 50 anos da independência de Cabo Verde, Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe. O espetáculo, que acontece no dia 31 de maio, está integrado numa série de eventos que pretendem assinalar meio século de liberdade e reforçar a ligação entre os países africanos de língua portuguesa através da música.


Considerado o “Pai do Semba” e uma das vozes mais marcantes da música angolana, Paulo Flores levará ao palco da capital cabo-verdiana um concerto que combina memória, resistência e afetos. A atuação marca o arranque do projeto promovido pela operadora Unitel Tmais e tem como mote a valorização da cultura e da identidade dos povos lusófonos.


A relação entre Paulo Flores e Cabo Verde é antiga e afetiva. Começou em Luanda, no Bairro dos Coqueiros, onde o pai do músico recebia em casa figuras como Bana, Paulino Vieira, Leonel Almeida, Luís Morais ou os Tubarões. A essa ligação inicial somaram-se colaborações e amizades com artistas como Boy G Mendes, Sara Tavares e Tito Paris. “Todos fazem parte desta estimada ligação, da sua musicalidade, com aquilo que é como compositor e intérprete”, refere a organização do evento.


https://www.instagram.com/p/DIQ3TYCNT5F/


O concerto na Praia promete ser uma celebração das pontes culturais entre Angola e Cabo Verde. O repertório incluirá músicas do próximo álbum de Paulo Flores, intitulado "Canções que fiz para quem me ama", descrito como uma “ode à vida” e um gesto de gratidão ao público que o tem acompanhado ao longo da carreira.


Depois de uma recente digressão em Angola, o músico apresenta-se agora num formato intimista e simbólico, evocando as histórias, os afetos e as heranças partilhadas entre povos que celebram 50 anos de independência das antigas colónias.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile