Plutonio conquista galardão de diamante com “Somos Iguais” e tripla platina com o álbum “Sacrifício”

July 1, 2025
Plutonio galardão de diamante
Fotografia: @pluma.pt

Partilhar

Plutonio, rapper oriundo da Linha de Cascais e do bairro da Cruz Vermelha, atingiu recentemente um marco inédito na sua carreira: o tema “Somos Iguais” ultrapassou os 50 milhões de streams em Portugal e foi certificado como single de diamante pela Audiogest. A distinção, ainda pouco comum no panorama nacional, reconhece a longevidade e o alcance da faixa, editada originalmente em 2019.

O álbum de onde a música foi retirada, Sacrifício: Sangue, Lágrimas e Suor, também atingiu a tripla platina, somando mais de 100 milhões de reproduções nas plataformas digitais. Ambos os feitos referem-se a um disco com mais de cinco anos, sublinhando a consistência da presença de Plutonio no mercado nacional.

Em 2024, o artista voltou a registar novos recordes com Carta de Alforria, considerado o álbum de um artista português mais ouvido num único dia desde que há registos desse tipo em Portugal. Todos os 22 temas que compõem o disco receberam certificações de ouro ou platina. Entre os temas com maior destaque estão “Interestelar” (sete platinas), “País das Maravilhas” (tripla platina), “Montanha”, “Deja Vu” e “Luxemburgo” (todos com dupla platina).

O mais recente lançamento de Plutonio, “Agradecido”, saiu a 30 de Junho de 2025. A faixa marca o regresso às colaborações nos seus projectos a solo, algo que não acontecia desde Preto & Vermelho (2016), com a excepção do colectivo ORDEM & PROGRESSO (2023). Desta vez, a participação não vem de outro artista, mas do seu próprio público. As vozes que integram o tema foram gravadas ao vivo durante os dois concertos esgotados no MEO Arena, a 28 de Fevereiro e 3 de Março de 2025. Na capa do single, a menção “feat. MEO Arena” assinala a inclusão direta do público no registo sonoro da canção.

“Agradecido” está disponível em todas as plataformas digitais e assinala um gesto de reconhecimento por parte do artista a quem o tem acompanhado ao longo do percurso.



Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile