Residência artística fortalece laços entre Cabo Verde e Portugal através da fotografia

May 5, 2025
residencia artistica cabo verde portugal
📸 DR

Partilhar

Estão abertas as candidaturas para a 3.ª Edição do Programa de Intercâmbio Artístico na área da Fotografia, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. As candidaturas estão abertas até 31 de maio e destinam-se a fotógrafos de nacionalidade cabo-verdiana e portuguesa, maiores de 18 anos, que se encontrem numa fase inicial de carreira, com experiência e participação em projetos e/ou integração em criações artísticas na área da fotografia.


A residência artística decorre em Lisboa e tem como objetivo promover o intercâmbio cultural e artístico entre os dois países, oferecendo aos participantes uma oportunidade de desenvolvimento criativo e profissional, num ambiente de partilha e colaboração.


Nas edições anteriores, o programa destacou o talento de duas fotógrafas cabo-verdianas. Em 2024, a jovem Queila Fernandes foi selecionada para representar Cabo Verde. Autodidata, começou a fotografar aos 17 anos, captando momentos familiares. Participou na residência “Catchupa Factory”, promovida pela Associação Olho de Gente, e desde então tem explorado a fotografia como um meio de expressão pessoal e de ligação às suas raízes culturais. Em 2023, a fotógrafa e arquiteta Grace Ribeiro foi a selecionada cabo-verdiana. Fundadora da Associação Olho Largo – Experimentação Cultural e Ambiental, Grace desenvolve um trabalho centrado nas transformações dos territórios insulares de Cabo Verde, através da fotografia e do audiovisual. Entre as suas obras destacam-se as curtas-metragens Cabral – "Artesão da Liberdade" e "Homi Grandi", que refletem a sua preocupação com as memórias e dinâmicas dos espaços cabo-verdianos.


O programa tem vindo a afirmar-se como um espaço de valorização de novas vozes na fotografia, ao mesmo tempo que reforça o diálogo artístico entre a diáspora e os territórios de origem. As candidaturas podem ser submetidas até ao final de maio, através do e-mail oficial do programa: laar@cm-lisboa.pt.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile