Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
O Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian volta a abrir as suas portas à com o regresso do SLAM no CAM, uma competição de spoken word que tem vindo a consolidar-se como um espaço de expressão poética e participação coletiva. As edições deste ano estão marcadas para os dias 19 de julho e 14 de setembro, e os interessados em participar já podem candidatar-se.
Sob a premissa de que cada poema é um ato de presença, o SLAM no CAM propõe um formato onde cada participante dispõe de até três minutos para apresentar um texto original diante de um público que, assume o papel de júri, atribuindo pontuações entre 0 e 10. A competição desenrola-se em várias fases eliminatórias, onde os poetas mais bem avaliados seguem em frente até restarem apenas três finalistas.
Na reta final é atribuída aos três finalistas uma obra da coleção do CAM, a partir da qual deverão construir um novo poema. Trata-se de um exercício de criação imediata, que desafia não só a sensibilidade e destreza poética de quem se apresenta, como também estabelece uma ponte direta entre a literatura oral e as artes visuais.
Promovido em colaboração com a Associação FALA e a equipa educativa do CAM, o evento tem vindo a afirmar-se como uma celebração da oralidade contemporânea, convocando diferentes linguagens artísticas num mesmo território de experimentação. As sessões anteriores contaram com a apresentação de figuras como Maria Caetano Vilalobos, Joyce Souza e Gilson Barreiro, num ambiente que alia direção de cena, sonoplastia, cenografia e assistência técnica para garantir uma experiência imersiva, tanto para o público como para quem performa.
A entrada é livre e não requer inscrição prévia para assistir. Para quem deseja participar como poeta, as inscrições para a edição de 2025 estão abertas, desde dia 1 de julho, através do formulário de inscrição.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja