Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Após a devastadora tempestade que assolou a ilha de São Vicente na noite de 10 para 11 de agosto, o povo cabo-verdiano, tanto no país como na diáspora, tem se mobilizado para apoiar as vítimas e ajudar na recuperação das áreas afetadas. A tempestade tropical Erin, que se formou a oeste do arquipélago, causou danos significativos às infraestruturas das ilhas de São Vicente e Santo Antão, resultando na perda de mais de 15 vidas, de acordo com as últimas estimativas.
A tempestade tropical foi prevista e o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) de Cabo Verde emitiu alertas sobre a sua aproximação. Os avisos indicavam a possibilidade de chuvas fortes, trovoadas, ventos intensos e agitação marítima significativa, aconselhando a população a tomar as devidas precauções. Apesar das previsões e dos alertas emitidos pelas autoridades, a intensidade da tempestade e a quantidade de chuva que caiu num curto espaço de tempo superaram a capacidade de resposta em algumas áreas.
Muitas zonas da ilha de São Vicente estão atualmente sem eletricidade, e as infraestruturas estão em ruínas. Em resposta à catástrofe, a organização do festival Baía das Gatas, um dos maiores eventos culturais de Cabo Verde, anunciou o cancelamento da 41ª edição do evento, que estava prevista para os dias 14 a 17 de agosto e seria uma celebração especial pelos 50 anos de independência do país. A decisão foi tomada em espírito de solidariedade, para garantir que os esforços da comunidade se concentrem em apoiar as vítimas e na reconstrução da ilha.
O governo de Cabo Verde decretou estado de calamidade tanto para São Vicente quanto para Santo Antão, permitindo a mobilização de recursos essenciais para as áreas mais afetadas e a implementação de ações de emergência necessárias para garantir a recuperação das infraestruturas destruídas.
Com o intuito de minimizar os danos causados pela tempestade e apoiar as famílias afetadas, diversas campanhas de recolha de donativos têm sido organizadas em várias partes de Cabo Verde e no exterior. Em Portugal, destacam-se iniciativas como a da Liga dos Sabores (@liga.dos.sabores), localizada na Reboleira, e o Sabores da Vida (@saboresdavidaofficial), em Alfornelos. Durante a próxima quinta-feira, 14, no período da tarde, estes pontos de recolha estão a aceitar alimentos não perecíveis, roupas, produtos de higiene e outros itens essenciais. A Associação Passa Sabi (@associacaopassasabi), no bairro do Rêgo, em Lisboa, também se disponibilizou para recolher donativos em articulação com outras organizações. Ainda na região da grande Lisboa, a Associação Cavaleiros de São Brás (@cavaleirosdesaobras) é ponto de entrega, separação e doação de bens não perecíveis.
No Porto, a ONG Turn On Success (@turn_on_success) está a recolher itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, roupas, calçados, brinquedos, material de desporto, equipamentos musicais e material escolar.
No terreno, outras campanhas, como a organizada pela Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV), têm mobilizado municípios de todo o país e da diáspora para arrecadar fundos e recursos logísticos. Esta campanha procura criar um fundo de emergência para restaurar as infraestruturas e apoiar a recuperação das áreas mais afetadas pela catástrofe.
A Associação Simili, uma organização sem fins lucrativos, também está a recolher donativos em dinheiro. A iniciativa visa apoiar as famílias afetadas e garantir o envio de recursos diretos para as ilhas atingidas (NIB: 000400001007199010193; IBAN: CV64000400001007199010193; SWIFT: CANBCVCV).
Este sábado, 16, a partir das 14h, na rua de São Domingos, na Cova da Moura, haverá também recolha de doações de roupas, alimentos não perecíveis, produtos menstruais, artigos de bebé, brinquedos e lençóis.
Além de várias campanhas de recolha de donativos promovidas por particulares, a plataforma GoFundMe tem sido utilizada para angariar fundos para São Vicente. A campanha “Amor Pá Soncent Nu Djunta Mon” já ultrapassou os 26 mil dólares de uma meta de 40 mil, demonstrando o impacto da mobilização internacional.
Na ilha do Sal, a Onda Solidária São Vicente está a recolher roupas, alimentos não perecíveis e outros bens essenciais. A ação acontece na Kasa D'Arte, em Santa Maria, das 8h às 16h, e na Ludoteca, em Espargos.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja