BANTUMEN x Wiki Editoras Lx: Estas mulheres negras agora têm página na Wikipédia

September 28, 2025
Wiki Editoras editatona visibilidade negra

Partilhar

A BANTUMEN e as Wiki Editoras Lx voltaram a unir esforços para ampliar a presença de mulheres negras na maior enciclopédia digital do mundo. No âmbito da editatona Visibilidade Negra, foram criadas novas páginas dedicadas a quatro jornalistas de referência, como portuguesa Alberta Marques Fernandes, a moçambicana Zenaida Machado e as brasileiras Aline Aguiar e Sílvia Nascimento.

Este é apenas o início de uma lista mais ampla: ao longo do tempo, novas biografias serão publicadas, dando continuidade ao compromisso de aumentar a visibilidade de pessoas negras de referência em direferentes esferas sociais.


Apesar de longos e consolidados anos de carreira, como no caso da pioneira Alberta Marques Fernandes, os percursos destas jornalistas ainda não integravam a enciclopédia mais consultada a nível global. Os perfis agora disponibilizados têm em comum trajetórias profissionais de impacto e reconhecimento público, sustentadas por notícias, entrevistas e prémios que validam a sua relevância. Entre esses reconhecimentos está a PowerList BANTUMEN 100, referência central para a curadoria da editatona e que é reflexo da influência destas personalidades no espaço público.



Participantes da quarta edição da Editatona Visibilidade Negra ©BANTUMEN/Djamir Afonso



A Fundação Kees Eijrond, em Lisboa, foi o local escolhido para receber esta quarta edição da Editatona Visibilidade Negra, uma iniciativa promovida pelas Wiki Editoras Lx, com curadoria da BANTUMEN, assinada por Vanessa Sanches. O encontro anual, que decorre habitualmente entre as 11h e as 17h, é mais do que uma maratona de edição: é sobretudo um espaço de partilha de pessoas que encontram na luta feminista um ponto de encontro, de resistência e de construção coletiva. O almoço e o serviço de babysitting é sempre garantido.

A sublinhar que, nas edições anteriores da iniciativa resultaram biografias como as de Yolanda Tati, Tchinda Andrade, Bia Santos e Pauline Duarte, entre muitas outras.

A editatona é também um convite político e prático à sociedade civil para se juntar a mulheres, pessoas trans e não binárias na criação e melhoria de páginas, inserindo fontes e imagens que assegurem a representatividade de vozes negras no jornalismo. O objetivo é igualmente aumentar a participação no Movimento Wikimedia de pessoas de comunidades sub-representadas, reduzindo vieses e ampliando a pluralidade.


Para participar nas diferentes sessões de edição das Wiki Editoras Lx (@wikieditoraslx), basta seguir as publicações do coletivo nas redes sociais.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile