Yabna Ferreira Ntchala leva bandeira da Guiné-Bissau ao MMA internacional

August 11, 2025
yabna ntchala mma internacional
Fotografias via Instagram | Créditos @jpfightshots

Partilhar

O lutador de artes marciais mistas Yabna Ferreira Ntchala está a consolidar o seu nome no panorama internacional do MMA e representou a Guiné-Bissau na PFL Africa 2, evento que decorreu a 9 de agosto, no Big Top Arena, em Carnival City, Joanesburgo.

O atleta defrontou e venceu, por decisão unânime, o burquinabé Sanon Sadeck, apurando-se para as semifinais, onde defrontará o camaronês Emilios Dassi. Além de Yabna, o evento contou com outros nomes lusófonos no card, como Shido Boris Esperança, que defrontou e venceu Ibrahima Mané no combate co-principal dos meio-médios; apurando-se para a semifinal onde medirá forças com Octave Ayinda, atleta que representa os Camarões. Também Osvaldo Benedito, que enfrentou Emilios Dassi na mesma categoria; e Wilker Nsumo, invicto no peso-pena, que mediu forças com Dwight Joseph, participaram na competição não conseguindo garantir apuramento para a fase seguinte.

De acordo com a organização do evento, a final decorre no Benim em dezembro de 2025, com data exata a anunciar. O vencedor da competição levará para casa o cinturão de campeão, honraria máxima dada ao campeão de cada categoria, e um prémio no valor de 100 mil dólares.

Filho de pai guineense e mãe brasileira, e irmão da cantora Brinsan Ntchala, Yabna carrega a bandeira guineense com orgulho, fazendo questão de afirmar a sua herança africana nos palcos competitivos globais. Atualmente treina em Curitiba, Brasil, sob a orientação da reconhecida Gile Ribeiro Team, referência mundial na preparação de atletas de elite. Na PFL tem vindo a conquistar notoriedade e respeito pelo seu estilo combativo, disciplinado e eficaz.

PFL Africa é a divisão africana da Professional Fighters League (PFL), lançada em 2024 e presidida por Francis Ngannou, com o objetivo de criar um circuito competitivo no continente, seguindo o formato característico da PFL: temporada regular, play-offs e campeonato. A organização pretende oferecer uma plataforma internacional a talentos africanos, com eventos transmitidos pela SuperSport, principal canal desportivo da África Subsaariana.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile