Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Nesta conversa, Alayo Akinkugbe explora os temas centrais do seu recém-lançado livro Reframing Blackness: What’s Black About the History of Art?, através da lente da imaginação radical. Irá analisar como artistas contemporâneos negros dialogam com os cânones europeus da história da arte, desafiando-os e respondendo às suas narrativas, ao mesmo tempo que revelam formas novas e radicais de imaginar o passado, o presente e o futuro da existência negra. O público terá a oportunidade de compreender de que maneira a arte pode reformular a história, amplificar vozes negligenciadas e abrir novas possibilidades para o futuro.
Alayo Akinkugbe licenciou-se em História da Arte pela Universidade de Cambridge (2021) e concluiu o mestrado em Curating the Art Museum no Courtauld Institute of Art (2023). É responsável pela plataforma @ABlackHistoryofArt e apresenta o podcast A Shared Gaze. É editora colaboradora da coluna Black Gazes na revista AnOther Magazine e recebeu uma bolsa de investigação curatorial do Paul Mellon Centre. Contribuiu para o livro African Artists: From 1882 to Now (Phaidon, 2021) e escreveu para Dazed, Tate Etc. e The World of Interiors. Reframing Blackness é o seu primeiro livro.
Paulo Pascoal é ator, autor e curador, com uma carreira profissional de mais de vinte anos em teatro, televisão, rádio e cinema. A sua prática é atravessada pelo ativismo, a política cultural e as artes performáticas, numa missão por equilíbrio, auto-atualização, aceitação e coletividade. Colabora frequentemente com artistas multidisciplinares em performances, exibições e curadoria de museus, e outros espaços, sobre as condições teóricas e existências de corpos dissidentes em movimento.
Fotografia
Peter Arcanjo, Cameron Ugbodu
📅 7 outubro
🕢 terça 18h30
🎟 Entrada livre (sujeita à lotação) mediante levantamento prévio de bilhete no próprio dia partir das 18h
Para sugerir eventos, envia-nos um email para redacao@bantumen.com
Outros
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja