Lisboa
Portugal
July 12, 2025
10.º aniversário da BANTUMEN especial São Tomé
Com Pekagboom, Lucas Pina, DJ Xandy, AG Flyzer e Breezy
Musicbox
aniversário da BANTUMEN São Tomé

Partilhar

As comemorações do 10.º aniversário da BANTUMEN continuam a desenhar um mapa cultural da lusofonia afrodescendente. No próximo dia 12 de julho, o Musicbox Lisboa será palco de uma noite dedicada a São Tomé e Príncipe, data em que foi proclamada a independência do país.


O evento propõe-se como um espaço de celebração, onde a música e a presença da diáspora são-tomense se cruzam com a memória histórica e a afirmação de uma identidade coletiva. No cartaz, nomes como Pekagboom, Lucas Pina, DJ Xandy, AG Flyzer, Eidji P, Breezy, Camy Breezy e Família Forte prometem uma noite carregada de simbolismo e comunhão.


Pekagboom, rapper nascido em Angola, mas criado em São Tomé, começou a sua carreira em 2003 no bairro social da Quinta do Mocho. O seu rap, marcado pela crítica social e política, valeu-lhe reconhecimento como ‘melhor rapper de intervenção social’ em 2017 na II Gala “África is More”. Lucas Pina, que chegou a Portugal com o sonho de estudar música no Politécnico de Bragança, viu-se obrigado, por dificuldades financeiras, a iniciar a sua carreira nas ruas de Lisboa. Hoje possui singles como “Mamã” e “Saudade”. Recentemente ganhou destaque internacional quando, durante um jantar no Chiado, Michael Jordan parou para o ouvir cantar. DJ Xandy é conhecido por usar a sua arte para contar histórias e em 2023 lançou o EP "Leve Leve 2", numa homenagem às suas raízes. AG Flyzer, autointitulado “melhor rapper santola”, conta no seu repertório com músicas como “Slowly”, “Bula”, ambas com participações especiais de outros artistas. Jedy Blindado, também conhecido como Jedy, é um integrante do grupo ST Rappers, popularizado nos anos 2000 com a música “A gente ronca”. Atualmente segue carreira solo, mantendo o vínculo com o grupo. Eidji P. é um intérprete e compositor são-tomense que ganhou recentemente o prémio de melhor vídeoclip no Festival Internacional de Cinema de São Tomé e Príncipe pela produção de “naxi bêlê fa”, com a participação de AG Flyerz. Killa Z, músico e ativista, defende o uso do crioulo forro nas suas composições. É conhecido pelo seu sucesso “Nón Môlê” e pelo “Hino CPLP”. Já os Família Forte são um grupo composto por cinco jovens, que lançaram o seu álbum de estreia “Nada será como antes”.


A celebração insere-se na programação da comemoração dos 10 anos da BANTUMEN, depois das comemorações de tributo a Cabo Verde (janeiro), Guiné Bissau (fevereiro), Moçambique (março), Portugal (abril) e Angola (maio). Agora, aproxima-se o momento de homenagear o Brasil e São Tomé e Príncipe, dois países essenciais na história africana. Este acontecimento marca o encerramento dos eventos mensais onde celebramos cada país que compõe a esfera que é a BANTUMEN.


Os bilhetes podem ser adquiridos através do link.



Para sugerir eventos, envia-nos um email para redacao@bantumen.com

PUBLICIDADE

Calema - retirar a 6 jul

Outros

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile