Baixada Fluminense
Brasil
August 22, 2025
Festival de Ogans na Baixada Fluminense
Contam com 36 músicos nas atividades
Museu Vivo do São Bento
Festival de Ogans Baixada Fluminense
DR

Partilhar

Nos dias 22, 23 e 24 de agosto, a Baixada Fluminense será palco do Festival de Ogans Vozes e Tambores, iniciativa que valoriza práticas musicais ligadas às religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda.

O programa decorre em Duque de Caxias, Nilópolis e Nova Iguaçu, ocupando espaços públicos como o Museu Vivo do São Bento. Através de apresentações, mediações e rodas de conversa, o festival promove o encontro de tradições orais transmitidas nos terreiros e mantém viva a memória da percussão sagrada.

Ao todo, 36 músicos participam nas atividades, entre eles mulheres percussionistas, destacando o protagonismo feminino neste universo. Os ogans, percussionistas sagrados, apresentam-se em trios de atabaques, explorando a relação entre ritmo, canto e dança.

A programação inclui mesas como Mulheres e o Tambor, com Zany Nascimento, Gabrielly Martins e L’AYO, e O Candomblé e suas Nações: Artesanias e Musicalidade, com Leonardo Valerio, André Cleto e Lourenzo Florido. O Festival de Ogans é um espaço de resistência e difusão cultural, que contribui para o combate ao preconceito religioso e racial e fortalece a identidade da região. A entrada é gratuita.


Para sugerir eventos, envia-nos um email para redacao@bantumen.com

PUBLICIDADE

Edgar Domingos - retirar a 28 ago

Outros

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile