Lisboa
Portugal
December 12, 2025
Tito Paris em concerto
Apresentação ao vivo do novo álbum
Coliseu dos Recreios
Tito Paris coliseu dos recereios

Partilhar

Tito Paris está de volta ao Coliseu dos Recreios, em Lisboa, para um concerto e uma experiência única no dia 12 de dezembro. Um espetáculo em formato 360º, onde vai apresentar ao vivo o seu novo álbum, a chegar ainda este ano.

Após oito anos do lançamento do seu último disco "Mim ê Bô", Tito Paris, acaba de anunciar que está a trabalhar no seu próximo longa duração que será editado ainda este ano, com o primeiro tema de avanço deste novo trabalho a ser desvendado já este mês. 

No Coliseu dos Recreios vai poder ouvir-se um dos maiores embaixadores da música cabo-verdiana, Tito Paris, que já conquistou corações em todo o mundo, construindo pontes entre culturas e levando o semba, a coladeira e a morna aos quatro cantos do globo. Com uma carreira repleta de momentos marcantes, com mais de quatro décadas, o artista promete uma noite inesquecível, repleta de energia e emoção.

Uma carreira longa, de sucesso, que começa no seio de uma família dedicada à música, Tito Paris aprende os primeiros acordes na guitarra com a sua irmã, foi tocando com os irmãos e com o primo Bau, que também se viria a tornar célebre e recebeu a influência de músicos como o clarinetista Luís Morais e o pianista Chico Serra. Aos 19 anos ruma a Lisboa, a convite de Bana para integrar a sua banda “A Voz de Cabo Verde”.

Já em Lisboa, Tito Paris cedo começa a conquistar o seu espaço então na florescente cena da capital portuguesa, ao acompanhar Bana, Dany Silva, Paulino Vieira, Paulo de Carvalho, Celina Pereira e Vitorino. Como compositor começa a escrever para vários artistas como Bana e Cesária Évora e é aí que começa a seguir uma carreira em nome próprio. Tito Paris, aos poucos, torna-se num dos maiores embaixadores da música de Cabo Verde em Portugal. Em 1987 lança e produz o seu primeiro álbum, “Fidjo Maguado”, um trabalho que destaca principalmente o seu virtuosismo à guitarra e mais tarde, em 1994 grava o disco “Dança Ma Mi Criola”, pela editora MB Records de Boston, EUA. Em 1996 “Graça de Tchega”, o seu terceiro disco de originais, leva-o a atuar um pouco por todo o mundo e a promover a sua música e a de Cabo Verde. Em 2002, regressa a estúdio e lança “Guilhermina”, a sua música torna-se sinónimo das pontes culturais entre o mundo lusófono, o semba e a coladeira juntam-se à sua voz rouca única e que chega agora um pouco a todos os quatro cantos do mundo.

Em 2017, as pontes que tem criado entre os países de língua portuguesa levaram-no a receber a condecoração de grau de Comendador da Ordem do Mérito pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. O ano fica ainda marcado pelo regresso do músico aos discos, com o lançamento do álbum “Mim ê Bô” que conta com a participação especial do falecido rei da morna Bana, com Boss AC e o músico brasileiro Zeca Baleiro.

Agora, Tito Paris está de volta aos discos, e vai duplamente presentear os seus fãs, também com um concerto muito especial: num palco 360º, onde cada acorde, cada voz e cada ritmo se fundem numa celebração da lusofonia, da diversidade e da vida.



Para sugerir eventos, envia-nos um email para redacao@bantumen.com

PUBLICIDADE

Calema - retirar a 6 jul

Outros

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile