E$na é um designer e músico santomense, de 23 anos, residente na cidade de Leeds, em Inglaterra, e que se divide entre a moda e o rap.

Apesar do surgimento do hip-hop em Nova Iorque, nos anos 70, já ter sido muito visual, o vestuário na cultura só começou a ter mais atenção em 1980 quando surgiram as calças largas e de cintura baixa, os casacos e camisolas oversized e a “cultura” dos sneakers (ténis).

E$na entrou com os dois pés na cultura hip-hop como uma experiência onde está a dar os seus primeiros passos, tanto como rapper e como designer de moda.

Foto: Divulgação

O sua chega ao Reino Unido em 2015, vindo de Portugal, alimentou a sua vontade de começar a trabalhar de forma mais séria nos seus sonhos. As idas ao estúdio começaram a aumentar, o que acabou por resultar na mixtape 18. Este trabalho está previsto chegar ao público em meados do segundo semestre deste ano. O single #Vibe é a primeira amostra de um trabalho que tem vindo a ser preparado meticulosamente nos últimos meses.

A sua dedicação à música é partilhada com a sua outra paixão, a moda. “Mimado” é a marca de roupa de E$na, que surgiu apenas no ano passado. A primeira coleção consiste em duas peças. A primeira é uma suéter unissexo, com capuz, em três cores: azul, preto e branco. Todas com a palavra Mimado impressa na parte da frente, em amarelo ou azul.

A segunda peça é uma camisola de mangas compridas, às riscas pretas e brancas com o nome da marca bordado em amarelo e uma gola também amarela. Ambas as peças podem ser compradas no site da Mimado. A camisola tem um preço de 20 libras e a suéter de 30.