Uma garrafa extremamente rara de whiskey bateu um recorde num leilão em Edimburgo, na Escócia. A garrafa de whiskey Macallan 1926, safra produzida e desenhado pelo artista italiano Valerio Adami, foi vendida por 848,750 libras (947 mil euros), quebrando o recorde anteriormente detido por uma garrafa do mesmo whisky que tinha sido vendida por 1,01 milhões dólares (857.000 euros), em maio em Hong Kong.

“O comprador vem do Extremo Oriente, onde há um enorme interesse em whiskey”, disse o especialista em vendas da AFP Richard Harvey, da Bonhams. “Há bares de Whisky abertos em todo o Extremo Oriente, o que é um interesse considerável e que provavelmente representa entre um terço e 40%” declarou. A Bonhams agora detém o recorde de três garrafas de whiskey mais valiosas já vendidas em leilão.

“É uma grande honra ter estabelecido um novo recorde mundial, e é particularmente gratificante ter sido aqui na Escócia, a terra de whiskey”, elogiou Martin Green, especialista em whiskey Bonhams. A bebida foi destilada em 1926 e mantida num barril até ao engarrafamento 60 anos depois, em 1986. Apenas 24 garrafas foram produzidas com rótulos personalizados por dois artistas pop famosos – 12 do britânico Peter Blake e 12 do italiano Valerio Adami.

A garrafa vendida quarta-feira foi comprada diretamente na destilaria Macallan por um valor não revelado em 1994 e era parte de uma coleção maior do mesmo proprietário.