Marcas por escrever
Contactos
Pesquisa
Pesquisar
Pesquisa

Partilhar
X
Nos dias 15 e 23 de novembro, o concelho de Oeiras recebe a nova edição da Batoto YeTours, um percurso de afroturismo cultural dedicado à memória e ao reconhecimento da presença africana no território.
Organizado pela Batoto Yetu Portugal, o roteiro convida o público a descobrir, a pé e de autocarro, lugares e toponímias que revelam a história invisibilizada dos povos africanos que passaram e continuam a viver em Oeiras.
Com ponto de encontro na Estação de Caxias, entre as 9h30 e as 13h00, o percurso percorre locais de interesse histórico e social, evidenciando o contributo científico, cultural e comunitário das populações africanas na formação do concelho e do país. A caminhada termina com um almoço de convívio, que junta sabores da gastronomia africana e portuguesa de influência africana.
A Batoto Yetu Portugal — expressão em swahili que significa As nossas crianças — tem sede em Oeiras desde 1996 e tem sido uma referência no trabalho de valorização das culturas africanas e afrodescendentes em Portugal. O projeto integra ainda a Plataforma Memória Digital Africana, um arquivo online dedicado à documentação do legado africano no país e na Península Ibérica.
No dia 15 de novembro, a partir das 14h30, será exibido o documentário “Angela Davis: A World of Greater Freedom” (2023), de Manthia Diawara, seguido de um debate aberto.
📍 Estação de Caxias, Oeiras
📅 15 e 23 de novembro
📧 Inscrições: batotoyetu@gmail.com

Para sugerir eventos, envia-nos um email para redacao@bantumen.com
Outros
Marcas por escrever
Contactos