Lisboa
Portugal
15 de Janeiro de 2026
Batucadeiras Finka Pé + Aho Ssan
Em concerto no Teatro do Bairro Alto
Teatro do Bairro Alto
Batucadeiras Finka Pé e Aho Ssan

Partilhar

No dia 15 de janeiro de 2026, quinta-feira, às 19h30, realiza-se uma sessão dupla que cruza tradição ancestral e experimentação sonora contemporânea, numa proposta integrada na programação cultural promovida pela EGEAC. O espetáculo tem a duração de 70 minutos e conta com intervalo.



A primeira parte é protagonizada pelas Batucadeiras Finka Pé, um grupo de mulheres que mantém viva uma das expressões mais profundas da cultura cabo-verdiana: o batuque. Com tambores, palmas e vozes marcantes, as Finka Pé transformam o ritmo em afirmação cultural, celebrando identidade, resistência e empoderamento feminino. O nome do grupo, que significa firmeza e presença, reflete a postura destas mulheres perante a vida e perante a herança cultural que representam. Cada atuação é um encontro entre gerações e uma celebração coletiva das raízes das ilhas de Cabo Verde.



Na segunda parte da sessão, sobe ao palco Aho Ssan, projeto a solo do artista parisiense Niamké Désiré. Com formação em design gráfico e cinema, Aho Ssan desenvolve uma linguagem musical que cruza eletrónica, filosofia e reflexão crítica sobre identidade e tecnologia. A sua obra é marcada por composições densas, cinematográficas e sensoriais, onde o som assume uma dimensão arquitetónica. Após trabalhos como Simulacrum e Rhizomes, e colaborações com KMRU e Resina, o artista regressa ao formato solo para apresentar material inédito, expandindo os limites do seu universo sonoro.

Para sugerir eventos, envia-nos um email para redacao@bantumen.com

PUBLICIDADE

Agenda cultural

Outros

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile