Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Local
Partilhar
X
De 22 de setembro a 10 de novembro, a Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa acolhe o projeto “Uma Densa Nuvem de Amor / A Thick Cloud of Love – Algumas teses, antíteses e sínteses queer na Universidade NOVA de Lisboa”, um programa que articula artes visuais, performance, instalação, cinema e literatura para refletir sobre problemáticas queer no cruzamento entre arte e academia.
Um dos momentos em destaque será a exibição do filme Relatos de uma Rapariga Nada Púdica (2016), da realizadora Lolo Arziki, artista trans e negra cuja obra questiona representações normativas de género e sexualidade, propondo narrativas de resistência e visibilidade. Integrada na programação de projeções semanais do auditório da Reitoria, esta sessão insere-se num conjunto mais amplo de exibições com trabalhos de Carlos Motta, Cláudia Varejão, Odete e Vasco Araújo.
Com curadoria de Pedro Faro, “Uma Densa Nuvem de Amor” propõe um espaço de inquietação, diálogo e crítica, juntando artistas como Ana Pérez-Quiroga, Francisco Mallmann, João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira, Luisa Cunha e Thomas Hirschornn, bem como performances de André e. Teodósio (Teatro Praga), Jenny Larrue, Lou Vives, Paulo Pascoal e Rogério Nuno Costa. O programa inclui ainda debates e conferências com académicos de referência como António Fernando Cascais, Ana Cristina Santos e João Manuel de Oliveira.
Ao destacar obras como o filme de Lolo Arziki, o projeto reafirma a centralidade da criação artística queer na produção de conhecimento, na desconstrução de preconceitos e na afirmação de novas possibilidades de existência.
Para sugerir eventos, envia-nos um email para redacao@bantumen.com
Outros
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja