lisboa
Portugal
22 de Setembro de 2025
Cinema queer na Universidade NOVA de Lisboa
Entre os filmes está "Relatos de uma Rapariga Nada Púdica" de Lolo Arziki

Local

Cinema queer Universidade NOVA
DR

Partilhar

De 22 de setembro a 10 de novembro, a Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa acolhe o projeto “Uma Densa Nuvem de Amor / A Thick Cloud of Love – Algumas teses, antíteses e sínteses queer na Universidade NOVA de Lisboa”, um programa que articula artes visuais, performance, instalação, cinema e literatura para refletir sobre problemáticas queer no cruzamento entre arte e academia.

Um dos momentos em destaque será a exibição do filme Relatos de uma Rapariga Nada Púdica (2016), da realizadora Lolo Arziki, artista trans e negra cuja obra questiona representações normativas de género e sexualidade, propondo narrativas de resistência e visibilidade. Integrada na programação de projeções semanais do auditório da Reitoria, esta sessão insere-se num conjunto mais amplo de exibições com trabalhos de Carlos Motta, Cláudia Varejão, Odete e Vasco Araújo.

Com curadoria de Pedro Faro, “Uma Densa Nuvem de Amor” propõe um espaço de inquietação, diálogo e crítica, juntando artistas como Ana Pérez-Quiroga, Francisco Mallmann, João Pedro Vale & Nuno Alexandre Ferreira, Luisa Cunha e Thomas Hirschornn, bem como performances de André e. Teodósio (Teatro Praga), Jenny Larrue, Lou Vives, Paulo Pascoal e Rogério Nuno Costa. O programa inclui ainda debates e conferências com académicos de referência como António Fernando Cascais, Ana Cristina Santos e João Manuel de Oliveira.

Ao destacar obras como o filme de Lolo Arziki, o projeto reafirma a centralidade da criação artística queer na produção de conhecimento, na desconstrução de preconceitos e na afirmação de novas possibilidades de existência.


Para sugerir eventos, envia-nos um email para redacao@bantumen.com

PUBLICIDADE

Universal - Soraia Ramos

Outros

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile