Maputo
Moçambique
30 de Abril de 2025
Com quantos paus se faz uma carreira
Peça teatral de Énia Lipanga
16NetO
Com quantos paus se faz uma carreira

Partilhar


O espaço 16 Neto, em Maputo, prepara-se para acolher “Com quantos paus se faz uma carreira”, uma peça para maiores de 18 anos da escritora e ativista social moçambicana Énia Lipanga.


Entusiasmada, a artista explica que a indicação da faixa etária deriva da linguagem e da abordagem, que, culturalmente, ainda geram constrangimento em ambientes onde se misturam públicos de diferentes idades. “Embora eu combata o tabu, decidi preservar esse limite. O sexo, o corpo, o prazer ainda assustam quando pronunciados em voz alta.”


Contundente, Énia argumenta que o tema exige tal postura, pois trata-se de assédio sexual, “um mal que nos persegue a todas”. A criação é uma junção de textos em repúdio ao assédio sexual, que, maioritariamente, afeta as mulheres, em resposta à romantização e à normalização desse fenómeno no país, segundo a artista.


Em produção há um ano, “Com quantos paus se faz uma carreira” surge a partir de um poema concebido pela artista em 2021 e questiona “todo o tipo de carreiras” que as mulheres ocupam ou pretendem ocupar, seja em áreas artísticas, corporativas ou informais. 


No ano em que se comemoram 50 anos da independência de Moçambique e de outros países lusófonos, a artista considera que as vozes femininas nas artes tem espaço mas insiste na necessidade de fortalecer a sororidade entre as mulheres. “A construção social da rivalidade entre mulheres precisa ser combatida com união. E essa união passa por nos acolhermos e nos protegermos. Não somos intimidadas apenas por sermos mulheres. Mas temos, sim, ocupado mais espaços. Cresce o número de mulheres que ousam tirar da gaveta suas lamúrias. Estamos nos palcos, nas telas, e fazemos arte de qualidade. Lotamos salas”, defendeu a artista.


Numa época atípica, depois das manifestações que eclodiram em Moçambique deste outubro passado, a artista mostra-se entusiasmada. “Nos últimos dois meses, voltamos a ocupar as casas com apresentações daquilo que nos move, a arte e ela é inquieta. E por mais difícil que seja, ela precisa ocupar o espaço que lhe pertence”.


Para sugerir eventos, envia-nos um email para redacao@bantumen.com

PUBLICIDADE

sons da luusofonia - retirar a 7 de maio

Outros

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile