Lisboa
Portugal
23 de Maio de 2025
Como se constrói um país?
Seminário para assinalar os 50 anos da independência de Angola
Biblioteca Nacional
Como se constrói um país?

Partilhar

De 22 a 25 de maio, Lisboa acolhe o seminário “Como se constrói um país: diálogos interdisciplinares”, uma iniciativa que celebra os 50 anos da independência de Angola através de um programa alargado que integra debates, conferências e exibições cinematográficas. A programação decorre na Biblioteca Nacional de Portugal (22 e 23 de maio) e na Casa do Comum (24 e 25 de maio), com entrada livre.


Organizado pelo BUALA, com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian, o seminário propõe um olhar crítico e plural sobre as cinco décadas que se seguiram à proclamação da independência, a 11 de novembro de 1975.

Considerando a produção de conhecimento sobre Angola e sobre o colonialismo nas universidades portuguesas, é imperativo escutar e saber o que pensam os angolanos, como viveram ou narram os processos de Independência e os percursos da sua história nacional nas diversas áreas, construindo novas mundividências. Pretendemos contribuir para pensar estratégias e consolidar o conhecimento sobre o país, sob o pretexto do momento fundacional que foi a Independência, proclamada a 11 de Novembro de 1975”.


Reunindo vozes de diferentes gerações e áreas do saber — entre docentes, investigadores, jornalistas, arquitetos e ativistas, na sua maioria angolanos —, a iniciativa visa pensar o percurso histórico, político e cultural do país, confrontando utopias e realidades.


Segundo a organização “interessa revisitar o passado, a ocupação colonial e os últimos 50 anos da história para pensar um país independente e consciente do caminho percorrido, entre a utopia e a vivência real, entre a libertação do jugo colonial e as condições materiais em que se vive na Angola de hoje.


Para isso, convocamos perspectivas intergeracionais trazidas pelos oradores, entre docentes, investigadores, jornalistas, arquitetos e ativistas, na grande maioria angolanos, a fazerem uma viagem pelas lutas, resistências, feridas e cicatrizes, pelas identidades (re)construídas, pelas expectativas e realidades, atravessando aspectos políticos, económicos, sociais e culturais do passado e presente de Angola”.


A curadoria do evento está a cargo de Marta Lança, editora e investigadora com uma longa relação com Angola, e das professoras Elisabete Vera Cruz e Leopoldina Fekayamãle, ambas com formação em ciências humanas.


O Seminário insere-se no mês de África e é de participação aberta, propondo assim, uma viagem pelas lutas de libertação, memórias do colonialismo, identidades reconstruídas, e os desafios contemporâneos de Angola, cruzando política, arte, história, educação e cultura.



Para sugerir eventos, envia-nos um email para redacao@bantumen.com

PUBLICIDADE

Universal // Anna Joyce 26 fev // colocar a 20 maio - 1 junho - 1 outubro - 21 nov

Outros

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile