Lisboa
Portugal
10 de Setembro de 2025
Dino D'Santiago atua na BoCA 2025
Bienal de Artes Contemporâneas regressa de 10 de setembro a 26 de outubro
CCB
 Dino D'Santiago bienal artes

Partilhar

A BoCA – Bienal de Artes Contemporâneas regressa de 10 de setembro a 26 de outubro com uma edição inédita que divide a programação entre Lisboa e Madrid, estabelecendo um novo eixo ibérico de criação e apresentação artística. Com curadoria de John Romão, a quinta edição, intitulada Camino Irreal, reúne projetos que cruzam artes performativas, visuais, música e cinema, num convite ao desvio e ao deslocamento simbólico.


O evento, que desde 2017 tem explorado linguagens transdisciplinares, procura nesta edição confrontar o peso histórico da colonização e os atalhos distorcidos da era da pós-verdade. A programação inclui mais de três dezenas de artistas e coletivos internacionais, entre eles Tiago Rodrigues, Angélica Liddell, Niño de Elche, Aurora Bauzà & Pere Jou, Marcos Morau e Naufus Ramírez-Figueroa.


Entre os nomes confirmados, destaque para Dino D’Santiago e Kiluanji Kia Henda, ambos com obras que entrelaçam identidade, memória e resistência. O músico e ativista luso-cabo-verdiano apresenta a sua primeira ópera, “Adilson”, em estreia mundial. A obra, dividida em cinco atos, narra a história de um homem afrodescendente, nascido em Angola e filho de pais cabo-verdianos, que vive em Portugal há mais de 40 anos sem nunca ter obtido cidadania. A narrativa transforma burocracia e invisibilidade em poesia, refletindo sobre exclusão e identidade, projetando no palco um grito de pertença: “Eu não sou português. Eu sou Portugal. Um país à espera.” Depois da estreia no Centro Cultural de Belém, a 12 de setembro, o espetáculo passará também por Braga, Faro e Aveiro.

Para sugerir eventos, envia-nos um email para redacao@bantumen.com

PUBLICIDADE

o processo - retirar a 20 de ago

Outros

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile