Arrentela
Portugal
11 de Janeiro de 2026
"Por ti, Portugal, eu juro!" em exibição
Filme realizado por Sofia da Palma Rodrigues e Diogo Cardoso
Tabanka Sul
Por ti, Portugal, eu juro documentario

Partilhar

No domingo, 11 de janeiro, às 17h00, a Tabanka Sul, na Arrentela, acolhe o visionamento do documentário Por ti, Portugal, eu juro!, uma sessão de entrada livre, aberta a todo o público.

Realizado por Sofia da Palma Rodrigues e Diogo Cardoso, o filme parte de uma investigação jornalística da revista Divergente, publicada em 2021, para revisitar um capítulo silenciado da história portuguesa contemporânea. O documentário centra-se nos comandos africanos da Guiné, militares negros que integraram tropas de elite do Exército português durante a Guerra Colonial (1961–1974), num contexto em que cerca de um terço dos soldados mobilizados eram africanos, então cidadãos portugueses obrigados a cumprir serviço militar.

Após a independência das ex-colónias, este grupo, composto por cerca de 600 homens, foi perseguido pelo PAIGC, enfrentando fuzilamentos, exílio e abandono institucional. O filme dá voz a sobreviventes que continuam a reclamar o reconhecimento dos seus direitos, nomeadamente o pagamento de pensões prometidas e ratificadas no Acordo de Argel, confrontando o silêncio prolongado do Estado português. Ao questionar a narrativa dominante sobre o 25 de Abril, o documentário propõe uma reflexão crítica sobre memória, responsabilidade histórica e justiça.

Para sugerir eventos, envia-nos um email para redacao@bantumen.com

PUBLICIDADE

Agenda cultural

Outros

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile