Lisboa
Portugal
17 de Janeiro de 2026
"Por ti, Portugal, eu juro!", em exibição
Filme realizado por Sofia da Palma Rodrigues
Palácio Marquês do Alegrete
Por ti, Portugal eu juro! exibição

Partilhar

No dia 17 de janeiro, sexta-feira, às 17h30, o Palácio Marquês do Alegrete, em Lisboa, acolhe o visionamento do documentário Por ti, Portugal, eu juro!. A sessão tem entrada livre e é aberta a todo o público, integrando uma proposta de reflexão crítica sobre a história contemporânea portuguesa e as suas zonas de silêncio.


Realizado por Sofia da Palma Rodrigues e Diogo Cardoso, o filme parte de uma investigação jornalística da revista Divergente, publicada em 2021, para revisitar a história dos comandos africanos da Guiné, militares negros que integraram tropas de elite do Exército português durante a Guerra Colonial, entre 1961 e 1974. Num contexto em que cerca de um terço dos soldados mobilizados eram africanos, então cidadãos portugueses obrigados a cumprir serviço militar, o documentário centra-se num grupo cuja experiência foi sistematicamente apagada do discurso oficial.


Após a independência das ex-colónias, estes cerca de 600 homens foram perseguidos pelo PAIGC, enfrentando fuzilamentos, exílio e abandono institucional. Através de testemunhos diretos, o filme dá voz aos sobreviventes que continuam a reclamar o reconhecimento dos seus direitos, nomeadamente o pagamento de pensões prometidas e ratificadas no Acordo de Argel, confrontando o silêncio prolongado do Estado português. Ao questionar a narrativa dominante sobre o 25 de Abril, Por ti, Portugal, eu juro! propõe uma reflexão profunda sobre memória, responsabilidade histórica e justiça.



Para sugerir eventos, envia-nos um email para redacao@bantumen.com

PUBLICIDADE

Agenda cultural

Outros

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile