Olhão
Portugal
12 de Junho de 2025
Uma onda caribenha em Olhão
Homenagem poética a Henri Guédon
Sala Simba
Uma Onda Caribenha em Olhão

Partilhar

A cidade de Olhão recebe, na quinta-feira, 12 de junho, um evento especial em honra de Henri Guédon, artista lendário da cultura caribenha. Das 17h às 19h, a Sala Simba acolhe uma sessão dedicada à exposição Guédon’s Vision, uma homenagem poética que celebra o legado multifacetado deste percussionista e criador visual da Martinica.


Figura incontornável do panorama artístico afro-caribenho, Henri Guédon destacou-se não apenas na música, mas também nas artes plástica, pintura, escultura, colagem e desenho, sempre com um olhar que cruzava estética, ancestralidade e resistência. Fundador da banda La Contesta aos 20 anos, numa altura em que já era campeão de judo, Guédon marcou profundamente as décadas de 1960 e 70 com a introdução dos ritmos guaguancó, boogaloo, descarga e salsa no circuito europeu, fundindo os sons das Antilhas com o jazz e a música latina.


A curadoria da sessão está a cargo da G.Guédon Art Design e o programa inclui uma performance intimista de spoken word por Simone Lagrand, poetisa e performer, que se inspira no álbum Cosmos Zouk (1974) para criar pontes entre palavra, som e memória. A filha do artista, Gladys Guédon, marcará presença, oferecendo um testemunho pessoal que promete acrescentar emoção e proximidade ao tributo.


A noite será uma celebração da liberdade, da alteridade e da força criadora afro-diaspórica, num momento de escuta e partilha que atravessa linguagens e geografias. Parte da obra de Henri Guédon pode atualmente ser vista na exposição Paris Noir, patente no Centro Pompidou, em Paris.



Para sugerir eventos, envia-nos um email para redacao@bantumen.com

PUBLICIDADE

Agenda cultural

Outros

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile