Ainda te lembras de Fred Martins, designer nigeriano criador da colecção “Orange, Black and Freedom” [Preto, Laranja e Liberdade, em tradução livre do inglês] e sobre a qual já falámos aqui? Ele está de volta e com uma nova coleção.

Fred, numa entrevista ao site Newsy disse que “os negros representados nos pentes afro têm uma influência muito forte na cultura africana e em muitas outras culturas. Eles conectam os africanos aos seus ancestrais”.

E nesta nova coleção em que o nome se mantém igual “Orange, Black,and Freedom” o designer quis reforçar essa representação e conexão com África e os seus filho(a)s que lutaram pela igualdade e liberdade. Harriet Tubman, Rosa Parks, Winnie Mandela, Steve Biko, Kwame Nkrumah, Mohammad Ali são alguns dos nomes que fazem parte desta nova série.

O lançamento foi em agosto, por ter um significado muito importante para Fred, é um mês comemorativo e com grandes eventos que moldaram a história africana e afro-americana – como a chegada de 20 africanos em Jamestown, África do Sul, vendidos como escravos, a detenção injusta de Nelson Mandela, o discurso de Martin Luther King, a abolição da escravidão no Reino Unido, entre outros eventos históricos que aconteceram durante o mês de agosto.

Podes ver a exposição de “Orange, Black and Freedom” em algumas das principais cidades do continente africano: Acra, capital do Gana, Joanesburgo, capital da África do Sul e em Kigali, capital da Ruanda.

“Acredito que a arte deve educar, inspirar. E isso quer dizer que a arte deveria ser mais. Sou verdadeiramente abençoado por estar vivo agora que a arte africana é a nova revolução”, concluiu Martins.

Podes ver o trabalho do artista nigeriano aqui.