Procurar
Close this search box.

Galeria Underdogs começa 2019 com exposição de Abdel Queta Tavares

Abdel Queta Tavares - Galeria Underdogs
Abdel Queta Tavares - Galeria Underdogs

De Guiné-Bissau para Portugal e depois para as terras da rainha Isabel, Reino Unido, falamos de Abdel Queta Tavares, fotógrafo, director criativo e stylist, que será o primeiro a expor este ano na galeria de Vhils, a Underdogs.

Na mesma galeria passarão ainda exposições dos iranianos Icy and Sot e da portuguesa Wasted Rita. A programação de 2019 da galeria Underdogs terá início em março, em Lisboa, que decorre em paralelo com o Programa de Arte Pública da plataforma criada por Alexandre Farto (Vhils) e Pauline Foessel, dividindo-se entre exposições, arte pública e produção de edições artísticas originais.

The Man Behind The Red Hat (em tradução livre: O homem por detrás do chapéu vermelho), como se auto-intitula e é conhecido tornou-se na sua marca de imagem. Os chapéus vermelhos que usa, ajudaram a caracterizar o seu efígie e renderam-lhe muitos convites, como a exposição em Macau, Alter Ego Macau, da qual já falamos aqui.

https://www.instagram.com/p/BtjNbAZB34B/

Sobre a exposição em Macau, “foi uma surpresa quando um dos curadores do projeto Alter Ego entrou em contacto comigo, realmente eu não estava a acreditar em tudo o que estava a ler no meu e-mail porque foi a primeira vez que fui convidado para participar num projeto desses”, afirma Abdel.

Agora com novas fotografias dedicadas ao seu trabalho, Abdel quer apresentar ao público português “Nha Fala”(A minha voz), a primeira exposição deste ano. A mostra será composta por retratos em médio e grande formato que, segundo a galeria, são a materialização da sua voz enquanto artista e também expressão da sua luta pelo reconhecimento. “Um reconhecimento que, para além da sua identidade pessoal, se estende às vozes do colorido universo de pessoas que tem vindo a agregar e a retratar no âmbito de um corpo de trabalho intitulado A Estética da Diversidade.”

A programação da galeria do n.º 56 da Rua Fernando Palha prosseguirá, em Abril, com uma exposição colectiva de artistas que já estiveram em Lisboa a convite da Underdogs, e que deixaram peças suas nas ruas, no âmbito do Programa de Arte Pública daquela plataforma. From the World, Made in Lisbon, estará patente entre 12 de Abril e 18 de Maio, reunindo trabalhos de André Saraiva, Anthony Lister, Clemens Behr, Cyrcle, Ernest Zacharevic, Felipe Pantone, Finok, Okuda San Miguel, Olivier Kosta-Théfaine, PichiAvo, PixelPancho, Shepard Fairey e WK Interact.

https://www.instagram.com/p/Bm1B3FpnKr-/

Para 24 de Maio está marcada a inauguração da primeira exposição em Portugal da dupla de irmãos iranianos, mas radicados nos Estados Unidos, Icy and Sot, que, “através dos seus murais, intervenções artísticas, vídeos e instalações, dão voz às suas perspectivas e preocupações sobre direitos humanos, capitalismo, justiça ecológica e questões sociais e políticas”. A mostra poderá ser visitada até 22 de Junho.

Em setembro haverá uma exposição colectiva com curadoria do artista brasileiro Marcelo Cidade, que reunirá trabalhos de quatro compatriotas –​ Coxas, Kaur, Sosek e Thiago Nevs; e para o final do ano estão previstas duas exposições de artistas portugueses que já se apresentaram a solo na galeria, Wasted Rita (18 de Outubro a 16 de Novembro) e Add Fuel (22 de Novembro a 22 de Dezembro).

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES