As cores quentes foram marcando presença progressivamente à porta do HairLab.Lx, em Lisboa. Uma união e comunhão para ver a África moderna que emana a “Nova Lisboa”, a apresentação/lançamento da nova coleção da Royal Skuare da Romana Mussagy, mais três colecções, onde duas delas foram estreia absoluta.

A BANTUMEN falou com a Royal Skuare, Mátria, Kahumbi e Bleeding Lx, os nomes apresentados na runway. Quatro estilistas jovens, cheios de vida assim como as suas coleções que explodiam cor, irreverência e sem medos, o “estilo de rua” no seu ser.

Hairlab
Foto: BANTUMEN

A música foi o elixir que se precisava no momento, os modelos dançavam ao som dos BPMs, ora acelarados ora mais lentos. Com protestos nas roupas, como ““Save the world” ou “Don’t panic”, de Denise Próspero (Bleeding Lx), apresentou a sua marca lançada recentemente, mas que  mostrou tudo na passerelle, menos inexperiência. Chuinga, a cadela da estilista também fez parte da festa com roupa feita pela sua dona.

Padrões africanos misturados com tons mais neutros, é a frase que descreve melhor a coleção de Dino Lima  que nos apresentou a “Mátria”, uma marca que desenvolve há três anos. Com o objectivo das peças unisexo, “roupas de homem que servem mulheres e vice-versa, mais street wear e casual utilizando toda a multipluralidade das peças em si. Os padrões sempre me fascinaram, tentei fazer o desfile o mais coerente possível com as peças suficentes e foi bem aceite” afirmou Dino. As peças apresentadas podem ser encontradas na sua página pessoal.

Hairlab
Foto: BANTUMEN

Depois do cocktail e da atuação musical, uma combinação de etnias, idades e cores subiram ao tapete para desfilar a nova coleção da “Kahumbi“, criada por Naara Saturnino. A coleção trazida por Naara, fala sobre a liberdade do corpo negro, “quis mostar através da roupa as pessoas não binárias, trans e negros, mostrar a nossa maneira de ser com suavidade, fluidez e conforto” confessou a estilista que acabou o desfile com um pedido de casamento à sua namorada “já sabiamos o que queriamos, era só questão de ter o momento ideal”.

Hairlab
Foto: BANTUMEN

E não podiamos terminar este artigo sem o testemunho da organizadora deste evento que reuniu amor, padrões e sorrisos  na mesma sala. A estilista apresentou ainda a última colecção da Royal Skuare “Rudimentar” onde usou mais cortes, napas, e pinturas, “ficou mais cru do que estou habituada a fazer, e o resultado foi o que esperava. Foi a primeira vez com outros designers e acabou por correr muito bem”.