Lavar os dentes todos os dias é importante, quer higienicamente ou esteticamente. Todos queremos ter um sorriso “Colgate” e uma higiene oral saudável, mas sabias que há aspetos a considerar ao lavar os dentes?

De acordo com os dentistas, a higiene oral passa por lavar os dentes pelo menos duas vezes ao dia – de manhã e à noite – e usar fio dental uma vez por dia, ou pelo menos quase todos os dias. Mas há mais aspetos a ter em conta como a forma como lavas e os produtos que utilizas.

Há estudos que compravam e associam a higiene oral a doenças cardíacas, diabetes, saúde renal ou demência. O problema está nas bactérias que se acumulam na boca, levando a infeções que se alastram para várias zonas do corpo.

Abaixo, tens uma pequena lista com os erros mais comunique cometemos ao escovar os dentes:

Usar a mesma escova por muito tempo: o mais aconselhável é que mudes de escova a cada três ou quatro meses. Todos nós já mantivemos uma escova por mais tempo que isto, mas este é um hábito que deves mesmo evitar, contra o risco de acumulação de bactérias em demasia.

Não escovar por tempo suficiente: não há grande ciência por detrás do ato escovar, mas não te precipites. Menos de dois minutos não será suficiente.

Escovar com demasiada força: não, não vais lavar melhor os dentes se os esfregares com força. Pelo contrário, assim estarás a sensibilizar as gengivas.

Face a esta lista, agora lava os dentes com cuidado para teres uma higiene saudável e responsável.