Provavelmente já ouviste falar dos treinos de High Intensity Interval Trainning (HIIT) e de certeza que despertaram em ti uma certa curiosidade. Os treinos HIIT são sessões de treino físico – coreografadas ou não – que, por norma não duram mais do que 30 minutos e em que praticamente só se usa o peso corporal. São realizadas por tempos, ou seja, cada exercício terá um tempo de execução e, posteriormente, um de recuperação.

O HIIT consiste em sessões de treino com exercícios curtos e intervalados, muitas vezes realizados com esforços máximos ou com uma intensidade próxima ao VO2 (consumo máximo de oxigénio)2.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por UNITED FLEX (@united_flex) a

Segundo o American College of Sports Medicine (ASCM), o treino HIIT tornou-se popular pois pode ser facilmente modificado de acordo com qualquer nível de aptidão física e condições especiais, tais como excesso de peso e diabetes.

Os treinos podem ser realizados em todos os modos de exercício, incluindo ciclismo, caminhadas, natação, treinos dentro de água, cross-training e vários tipos aulas de grupo.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por “Quantum Leap” 🌎📍 Dubai (@jelena_petelinkar) a

Este tipo de atividade proporcionam benefícios na aptidão física, semelhantes aos treinos contínuos de resistência, mas em períodos de tempo mais curtos. Isto porque o HIIT ajuda a queimar mais calorias do que os exercícios tradicionais, especialmente após o treino, o denominado de Excess Post Exercise Consumption (EPOC).

SABER MAIS