A história do hip-hop já faz parte da cultura portuguesa há quase 30 anos. A par e passo do que aconteceu a nível internacional, o estilo foi adoptado por terras lusas, adaptado e amado, até aos dias de hoje. No ano passado, no Sumol Summer Fest, foi apresentada “A História do Hip Hop Tuga”, um evento que juntou nomes da velha e nova escola, muito bem recebido pelo público e que deixou no ar a necessidade de se realizar um evento exclusivamente dedicado a este tema.

Os muitos pedidos dos fãs para que tal acontecesse foi acudido. No dia 8 de março de 2019 irá realizar-se um concerto único, graças à vontade dos músicos envolvidos, no Alice Arena, em Lisboa, Portugal. No palco estarão artistas que fizeram do hip-hop português o que é nos dias de hoje.

Na primeira apresentação estiveram presentes Black Company, General D, Sam the Kid, Ace e Presto (dos Mind Da Gap), Dealema, Chullage, Capicua, Dengaz, Bispo e Holly Hood. Apesar de ainda não haver confirmação dos nomes, nesta edição o espetáculo vai contar com muito mais artistas, tanto MCs como DJs, Writters e Bboys. O cartaz deverá ser oficializado em Setembro, mas entretanto já podes garantir o teu lugar visto que os bilhetes já se encontram à venda na Blueticket e locais habituais. Se preferires ficar de pé o ingresso custa 22 euros, no balcão 1 25 euros e no segundo balcão 20 euros.

A história do hip-hop é uma história carregada de luta, mensagens, sofrimento e muito empenho e só os mais fortes sobreviveram e ultrapassaram os vários obstáculos que lhes foram impostos, e no dia 8 de março esta trajetória será contada através da música que marcou este último quarto de século da cultura hip-hop.