Há dois anos, o IKEA  juntou-se a um grupo de designers, arquitetos, artistas e criativos de cinco países africanos para a colaboração e criação de peças com significados de rituais urbanos, modernos e da importância que desempenham no lar. O resultado foi a coleção de edição limitada ÖVERALLT, que será lançada no dia 27 de fevereiro de 2019, na Cidade do Cabo onde tudo começou, no festival Design Indaba.

Tudo começou quando o IKEA quis conhecer e saber mais sobre a contemporaneidade do design africano e a capacidade criativa que se podia ver nas várias cidades da África. Uma das maiores cadeias de artigos para o lar, IKEA, juntou os seus designers com os designers ligados à plataforma sul-africana, Design Indaba, para criar a coleção ÖVERALLT .

O ponto de partida foi explorar os rituais urbanos modernos ligados à socialização em torno da comida, vida interior e exterior, os rituais que envolvem o expressar a identidade e sustentabilidade. A partir daí, o processo de design e desenvolvimento resultou numa coleção de produtos unicos, diferentes e que criam uma “sala de estar urbana” ligados à África.

James Futcher, líder criativo do IKEA, explicou que “com a ÖVERALLT, queremos incentivar e estimular as pessoas a unirem-se e comerem juntos, compartilharem histórias, serem criativas e passar mais tempo umas com as outras. E, graças à fusão de peças criativas e todas as boas discussões que tivemos ao longo do caminho, com o apoio de cada designer. ÖVERALLT é como uma paleta de ferramentas da socialização “.

A coleção estará disponível em todos as lojas do IKEA em maio de 2019, inclui peças maiores de móveis, louças, têxteis e uma mala sustentável, entre outras. O lançamento será feito e mostrado pela primeira vez durante o Design Indaba Festival na Cidade do Cabo, de 27 de fevereiro a 1º de março de 2019. Durante essas datas, a maioria dos designers da ÖVERALLT estarão presentes, e no mesmo local será criado um laboratório, onde algumas peças serão montadas apelando a criação e personalização de cada visitante.

A colecção IKEA ÖVERALLT foi concebida por:
Issa Diabaté
Selly Raby Kane
Naeem Biviji e Bethan Rayner
Bibi Seck
Mariam Hazem e Hend Riad
Renee Rossouw
Sindiso Khumalo
Laduma Ngxokolo
Mikael Axelsson
Ina Vuorivirta
Kevin Gouriou
Johanna Jelinek
Hanna Dalrot