Itaim Tower é um projeto desenvolvido por uma equipa de arquitetos da b720 Fermín Vázquez. A torre de apartamentos tem 85 metros de altura e está localizada em São Paulo, Brasil.

A vizinhança deste prédio gigante e visualmente fora do comum está em profunda transformação. Se de um lado há casas unifamiliares horizontais, por outro o horizonte define-se com prédios que surgem do nada, redefinindo a cidade brasileira, acompanhando uma constante demanda residencial de uma classe média alta próspera.

O prédio tem 123 apartamentos e é uma torre colorida de 25 andares com áreas comuns no primeiro nível (squash, piscina coberta, restaurante, sala de convívio, etc.) e estacionamento subterrâneo.

Imagens de © Nelson Kon
ITAIM TOWER
Imagens de © Nelson Kon

Os pisos são articulados em duas baias paralelas e um núcleo central de comunicações que inclui duas baterias de elevadores panorâmicos. As principais aberturas das casas são orientadas para norte e sul, com varandas profundas para suavizar a intensa radiação solar do Brasil, enquanto as fachadas leste e oeste são envolvidas por uma fachada ventilada de peças de cerâmica vidradas de grande formato.

Imagens de © Nelson Kon

A combinação de cores das peças de revestimento procura a individualização cromática de cada nível, bem como a pesquisa da singularidade que fornece o valor qualitativo diferenciado procurado pelo cliente, que queria especificamente uma torre colorida. Nos andares superiores, a extensão do núcleo central e apartamentos maiores terminam o edifício de forma escalonada para se fundirem com o perfil urbano e gerarem grandes terraços para o desfrute das vistas imbatíveis sobre a cidade.

Imagens de © Nelson Kon
Imagens de © Nelson Kon
Imagens de © Nelson Kon
Imagens de © Nelson Kon