Após os excessos das festas de fim de ano, o “janeiro seco” tem efeitos positivos a longo prazo. O desafio inspira milhões de pessoas no primeiro mês de cada ano.

De 1 a 31 de janeiro, nem uma gota de álcool é permitida e os benefícios são vários, de acordo com um estudo da Universidade de Sussex, na Inglaterra, publicado no dia 28 de dezembro.

Segundo este estudo, que observou 800 ingleses, o desafio proporciona melhor energia, uma pele mais saudável, perda de peso e pelo menos 71% das pessoas estudadas indicam que passaram a dormir melhor e 57% dizem que têm uma melhor concentração.

Além destes benefícios, quem aderiu ao estudo passou a beber menos álcool em relação ao ano anterior. 3,3 dias por semana contra 4,3 no período homólogo anterior.

“O simples fato de passar um mês sem beber álcool ajuda as pessoas a consumir menos a longo prazo”, disse Richard de Visser, professor de psicologia da universidade. “Em agosto, as pessoas bebem menos um dia por semana, e os benefícios imediatos são consideráveis: nove em cada dez pessoas economizam dinheiro, sete em cada dez dormem melhor e três em cinco perdem peso”, continua.