O astro de basquetebol LeBron James, antes de se mudar para os Los Angeles Lakers, fez questão de deixar a sua marca na sua cidade natal, Ohio. O atleta construiu uma escola pública no valor de oito milhões de dólares para crianças de risco, onde estas têm direito a bicicletas, alimentação e tutores gratuitamente.

James já foi ele próprio uma criança de risco. O jogador relembra quando perdeu 83 dias de aulas enquanto ele e a mãe mudavam de sofá em sofá. Por isso, decidiu ajudar quem se encontra atualmente nas mesmas condições, ou piores. Numa parceria entre a sua fundação filantrópica e a rede Escolas Públicas de Akron,

James sabe como é ser um estudante em risco. Como aluno da quarta série, ele diz que perdeu 83 dias de escola enquanto ele e sua mãe se mudavam de um sofá para outro. Ele credita seus mentores com a ajuda de todos os dias da quinta série – que também foi o primeiro ano em que ele jogou basquete.

@ipromiseschool🙏🏾 OH WE LIVE BABY!!!!! #JustAKidFromAkron #MoreThanAnAthlete

Uma publicação partilhada por LeBron James (@kingjames) a

Agora, 240 alunos de terceira e quarta séries comporão a aula inaugural na I Promise School, que abriu esta semana na cidade natal de James, Akron, a I Promise School já alberga 240 estudantes e oferece um longo dia de aulas – oito horas – com um círculo de apoio para estudantes depois do almoço, cursos e apoio ofertas de empregos para os pais ou tutoradas crianças. James disse que a inauguração desta escola foi o melhor momento da sua carreira. “É um momento que nunca esquecerei – e espero que as crianças, estas 240 crianças que temos aqui agora, nunca esqueçam também.”

A integração nesta escola surge através de uma seleção de crianças de risco. Quarenta e três funcionários ajudarão a administrar a I Promise School – incluindo não apenas os professores, mas também o diretor, o diretor assistente, quatro especialistas em intervenção, além de um tutor, professor de inglês como segunda língua, instrutor de música e professor de ginástica. As salas de aula terão 20 alunos por professor.

A característica mais original da escola pode ser a mais comum: é uma escola pública tradicional. James fez questão de dar a Akron uma nova escola pública. “Não é uma escola fretada, não é uma escola particular, é uma escola da vida real na minha cidade natal”, disse à ESPN.