Locarno é o maior evento de filmes de meados do verão na Europa, a acontecer na Suíça, de 1 a 11 de agosto. “Sunburn”, de Ukbar, “Gabriel” de beActive e “Breeding Ground” de O Som e Fúria – marcam presença na montra First Look da edição deste ano, que marca uma das maiores atrações para agentes de vendas e distribuidores.

Perante uma audiência de profissionais da área, o juri de First Look é composto por Janet Pierson, personagem principal do filme SXSW, José Luis Rebordinos, diretor do Festival de San Sebastian, e Eva Sangiorgi, a nova diretora do Festival de Cinema de Viena.

O First Look também serve como uma introdução aos principais produtores, talentos e tendências de um cinema nacional e como ponto de partida para um alcance internacional mais amplo. “Estamos muito felizes por alguns dos nossos filmes serem reconhecidos por alguns dos principais festivais do mundo. Claro, festivais são muito importantes. Mas também estamos a tentar garantir que, através da co-produção, possamos aumentar os mercados de distribuição para os nossos filmes, diretores e produtores ”, disse à imprensa Luis Chaby Vaz, presidente do Instituto de Cinema e do Audiovisual (ICA) de Portugal.

GABRIEL, de Nuno Bernardo, centra-se em Gabriel Silva (Igor Regalla), um jovem cabo-verdiano que regressa a Portugal em busca do seu pai (Ângelo Torres) após a morte da mãe. O pai é um ex-lutador de boxe e a busca de Gabriel leva-o a cruzar-se com Rui (José Condessa), o membro violento de um gangue e futuro adversário de Gabriel, e Jorge (Sérgio Praia), o líder do gangue local que organiza combates ilegais no bairro. Mas o protagonista não está sozinho graças ao apoio de Elisa (Ana Marta Ferreira), uma rapariga que o apoia a integrar-se no bairro, e Dani (Almeno Gonçalves), um dos donos do clube de boxe.

O filme é a primeira longa-metragem de Nuno Bernardo que chegará às salas de cinema portuguesas a 21 de março de 2019.