A primeira semana de janeiro de 2019 dá-nos um top cinco dos artigos mais lidos na BANTUMEN diversificado. Começamos com a grande entrevista a Kalaf Epalanga, onde abordamos a sua visão da “Nova Lisboa”, segue-se a festa de fim de ano da Bad Company e o combate de Floyd Mayweather contra Nasukawa. Em quarto lugar ficou o desafio da Internet inspirado no filme Bird Box da Netflix e, por fim, o lançamento da nova coleção da Royal Skuare em colaboração com Youthone.

1 – Kalaf Epalanga: “Precisamos de estabelecer relações diretas com os PALOP”

Foto @ Fábio Teixeira|BANTUMEN

Ele conta estórias de amor para meninos de cor, é O Angolano Que Comprou Lisboa (por metade do preço) e diz que os Brancos Também Sabem Dançar. Kalaf Epalanga não é só angolano, é benguelense (da província de Benguela, em Angola), é português, é do povo. É também da fábrica de açúcar do Cassequel ao Caminho de Ferro de Benguela, da Restinga do Lobito à rua Jacob de Paiva, onde aprendeu a equilibrar-se numa bicicleta, e com essa firmeza partiu rumo ao descobrimento do mundo. .Memórias de criança na banda guardadas na muxima (coração) de um artista que escreve e canta o que pensa. Fomos atrás dessas lembranças numa entrevista em plena baixa lisboeta, que acabou por se tornar numa conversa sobre ser angolano em Angola e em Portugal.

2 – Bad Company fest: A companhia mais que perfeita

Bad Company fest
Foto de Miguel Roque para BANTUMEN

Uma vez mais, a Bad Company provou que é muito boa companhia. O ano de 2018 da cultura urbana lusófona não poderia ter terminado de melhor forma. No dia 29 de dezembro, as portas de uma das maiores casas de espectáculos de Portugal, Altice Arena, abriram-se para o Bad Company Fest por volta das 20h30. O público lá fora estava impaciente para ver atuar os nomes que mais fazem vibrar atualmente a cena musical urbana em Portugal, como Wet Bed Gang, NGA, Bispo, Deezy, entre muitos outros.

3 – Floyd Mayweather vence Tenshin Nasukawa por KO

Floyd Mayweather
Foto: REUTERS

O norte americano Floyd Mayweather venceu o invicto ninja boy do Kickboxing japonês Tenshin Nasukawa que não conseguiu aguentar-se em pé por mais de 138 segundos. O pugilista americano chegou a Saitama Super Arena, em Tóquio com 3 horas de atraso deixado mais de 37 mil pessoas penduradas para assistirem com combate que durou menos de 3 minutos.

4 – Bird Box Challenge, o novo desafio da Internet

bird-box-netflixNo thriller apocalíptico, a visão de criaturas misteriosas leva a humanidade a cometer suicídio. Uma história que inspirou os utilizadores, a ponto de alguns decidirem reproduzir as cenas do filme em que Sandra Bullock desempenha o papel principal. No Twitter, a hashtag #BirdBoxChallenge foi usada mais de sete mil vezes, de acordo com estatísticas da Visibrain. Os internautas filmaram-se a dançar, a se maquilharem, a se pentearem, entre outras peripécias, sempre com os olhos vendados.

5 – Royal Skuare e Youthone lançam coleção colaborativa de Casacos

Royal Skuare e Youthone
Royal Skuare e Youthone | Fotografia de NOSHWORK

A Royal Skuare, cuja fundadora é a designer de moda Romana Mussagy, juntou-se a Adalberto Brito, conhecido na arte urbana como Youthone, para darem vida a uma colecção de casacos. A nova linha será apresenta ao público a 10 de janeiro.