Procurar
Close this search box.

Mos Def de volta ao tribunal na Cidade do Cabo

O artista americano Yasiin Bey, conhecido como Mos Def, estará de volta à barra do tribunal de Bellville, na Cidade do Cabo, esta quinta-feira por supostamente infringir as leis de imigração da África do Sul.

Bey, nascido Dante Terrell Smith, foi preso em Fevereiro, depois de ter tentado deixar a Cidade do Cabo com um desconhecido “passaporte do mundo”.

“Ele entrou África do Sul dez vezes e sempre com um visto de visitante [90 dias de isenção] usando um passaporte dos EUA, não um passaporte mundo”, disse à imprensa o director-geral dos Assuntos Internos do país, Mkuseli Apleni.

A última entrada do rapper  no passaporte de um visitante em 30 de novembro de 2015. Ele deveria expirar em 28 de fevereiro de 2016. Ele tentou sair SA em janeiro usando outro documento, e não o seu passaporte dos EUA, com a qual ele tinha entrado inicialmente.

A intenção de Mos Def abandonar o país com o passaporte bizarro foi barrada pelos funcionários do aeroporto, tendo o rapper alegado que já tinha sido capaz de entrar e sair do país com aquele documento.

O Governo Mundial de Cidadãos do Mundo, associação criada por um ex-actor que pretende criar um “mundo global, cujo registo mais importante é a venda de passaportes “do mundo“, diz que o tal documento representa o direito humano inalienável de liberdade de viajar no planeta Terra.

https://www.worldservice.org

No site da organização há uma lista com os países que aceitaram o documento no passado e a África do Sul é um desses países.

No entanto, os Assuntos Internos refutam essa alegação e que os documentos de viagem legais são os reconhecidos pela ONU, União Africano, Comunidade de Desenvolvimento Africano Sul e Banco Africano de Desenvolvimento.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES