Há mais casos de disfunção erétil (DE) do que se imagina, mas o assunto ainda é constrangedor para muitos homens. Este problema é conhecido também por impotência e consiste na incapacidade de conseguir alcançar ou manter uma ereção durante muito tempo.

Ao longo dos anos, foram feitos vários estudos que comprovam que o problema pode ser psicológico ou físico. O stress, por exemplo, é um fator que pode afectar negativamente o desempenho sexual masculino.

Mas como é que é possível prolongar a ereção e durar mais tempo na cama sem recorrer a técnicas ou artifícios extra, como o viagra?

De acordo com a médica e sexóloga britânica Pixie McKenna “relaxar, reduzir a ingestão de álcool e ter em conta que não está a tomar nenhuma medicação que esteja a impactar negativamente o seu desempenho, são aspetos a considerar”.

“Mais ainda, se é um ciclista de longa distância, então reduza os quilómetros que percorre; ou se ingere algum tipo de drogas recreativas saiba que ambos esses elementos – que por si só parecem tão díspares – podem estar a prejudicar a sua ereção”, acrescentou Pixie McKenna.

Abaixo tens uma lista com três coisas que podes fazer para melhorar a tua performance sexual sugeridos pela sexóloga Pixie McKenna:

1. Abrandar 

A respiração está intrinsecamente ligada à ejaculação, como tal abrandar poderá fazer com que aguentes durante mais tempo.

Abrandar o ritmo do corpo durante o ato sexual poderá fazer igualmente com que consigas prolongar a ejaculação.

2. Exercícios pélvicos

Sim, os homens também podem fazer exercícios pélvicos. O exercício em si não poderia ser mais simples: contrair os mesmos músculos que usas para travar o fluxo urinário; aperta e mantem-te assim durante três a cinco segundos e depois relaxa.

Um estudo apresentado no Congresso Europeu de Urologia, em Estocolmo, pediu a um grupo de homens, com uma ejaculação média de 31,7 segundos para que praticassem aqueles exercícios.

E uns impressionantes 33 indivíduos, de um total de 40, melhoraram o seu tempo na cama para cerca de 146,2 segundos, após a finalização do curso.

3. Controlar a ejaculação

A especialista recomenda que evites pensar em temas de caráter sexual quando estiveres perto de ejacular.

Mckenna diz: “Pensa nesse momento como sendo uma maratona e não um sprint”.

“Tenta distrair a mente quando achar que está chegar à reta final, mas não muito, apenas o suficiente”, acrescenta.

“Tenta fazer exercício durante cerca de 15 segundos e não mais”.