Quando o assunto é street knowledge, podemos contar com a presença do professor Phoenix RDC. Com mais de 20 anos na estrada e mais de 30 de idade, o rapper da Linha da Azambuja continua a dar lições aos mais novos e até aos mais velhos.

“Kool Herc em 73 criou a festa de Hip-Hop Mas só tocava clássicos que não tocavam em rádios e botes

B-boys davam toques nos ecos do Coke La Rock Ao ritmo de James Brown e Dennis Coffey Não faltava a dope que punha a party hot”

A letra que lês acima é um excerto de uma aula de história. Sim, falamos de história do Hip-Hop. “A História” é o novo single de Phoenix RDC, totalmente produzido por Sam The Kid, com mistura e masterização de Here’s Johnny. O vídeo, imagem e realização ficaram ao encargo de Blue Moon Visuals.

Numa sala vazia, branca e cheia de graffitis vê-se Phoenix RDC em cena no meio de um círculo de pessoas sentadas, que escutam a matéria do professor, que fala da história do hip-hop, como tudo começou, onde e dos seus pioneiros como Kool Herc, Afrika Bambaataa, Grandmaster Flash, The Cold Crush Brothers, Sugarhill Gang, Run DMC, entre outros.

“Nas, Tupac Amaru Shakur revelaram o perigo desses pigs / Uniram knowledge com arte pra acabar com o genocídio / Hip-Hop é intervenção inovação e festa Hip-Hop é o trap que deixa a tua bitch histérica

Hip-Hop é Kendrick, J.cole kings da nova era / Drake tory lanez Gambino this is América”

A aula é curta, de apenas quatro minutos e 10 segundos, mas muito esclarecedora. Apesar da qualidade da lição, e muitos comentários na página de YouTube de TV Chelas (onde foi publicado o videoclipe) a aula devia ser de horas e não minutos.