Procurar
Close this search box.

Podcast #20: PEKAGBOOM, o rap de intervenção social

Toma Bé Toma Bi - PEKAGBOOM

Pércio Sousa Neves e Silva, conhecido por PEKAGBOOM, é um rapper são-tomense, nascido em Angola, com um vínculo e amor muito grande por São-Tomé e Príncipe. Neste podcast, Pércio dá-nos a conhecer um pouco do seu percurso, o que o move e as lutas que travou enquanto adolescente e a vitória de uma mãe que criou os seus filhos sem o apoio de um pai.
A imigração fez com que viesse para Portugal juntamente com os seus irmãos em busca de melhores condições de vida. Foi na Quinta do Mocho, em Lisboa, Portugal que deu os primeiros passos no rap, integrou o grupo “Império Suburbano” e tinham como objetivo principal cantar sobre o que viviam e como mudar a sociedade onde estavam integrados.
A idade adulta fez com que o grupo se separasse e cada um seguisse rumos diferentes, PEKAGBOOM fez questão de continuar no ativo, a cantar.  O rap que faz é de intervenção, aborda temas de cariz social e político, as desigualdades sociais, direitos humanos e corrupção, e sempre sob a influência dos seus ídolos como Valete, Azagaia, Sam The Kid, Kid MC, Kendrick Lamar, Eminem, Nas, entre outros.
https://www.instagram.com/p/BEnMaPehisH/?taken-by=pekagboom_pgb
Banho Público foi o primeiro álbum do rapper, lançado em São Tomé e Príncipe no espaço Cacau, que podes ouvir aqui. O EP foi bem recebido pela comunidade são-tomense e em 2017 foi homenageado como “Melhor Rapper de Intervenção Social” na II gala de  “África is More” e considerado pelo site Planeta Rap Luso como melhor rapper São-tomense do ano 2016 e, ainda, recebeu o título de Melhor Álbum de Rap de São Tomé.
Os singles de outras mixtapes como: “Muala Plegida” em 2015 foi nomeado para duas categorias do STP Music Awards como “Melhor Rap e Melhor Compositor”. Em 2017 a música “Sem-Abrigo” e “Vergonha-remix” foram nomeadas nas categorias “Melhor Videoclip/Melhor Rap.
Neste momento, PEKAGBOOM está a trabalhar no seu segundo álbum, intitulado Mata Pau, que já tem dois singles lançados: “Mãe Africana“, com a participação especial da estilista são-tomense Roselyn Silva, e “Guetto Miudo“, com Phoenix RDC.
Ouve abaixo o podcast:

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES