Procurar
Close this search box.

Rafiki, o filme lésbico que tem os dias contados

Rafiki, o primeiro filme queniano a ser nomeado no Festival de Cinema de Cannes, cuja exibição estava proibida até esta sexta-feira nos cinemas do país, foi exibido domingo para uma plateia lotada. Banido dos cinemas quenianos em abril, por contar a história de duas mulheres que se apaixonam e decidem viver o seu amor, a obra de Wanuri Kahiu foi aplaudida nesta primeira exibição depois do levantamento da proibição do governo.
O filme irá ser exibido durante sete dias, o tempo necessário para que o mesmo possa concorrer ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2019.
Rafiki, que significa “amigo” em suaíli, conta-nos a história de Kena e Ziki e do seu amor. Numa sociedade conservadora e tradicional, ambas terão de escolher entre a felicidade e a segurança.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by RAFIKI (@rafiki_movie) on


Sendo a homosexualidade ilegal no Quénia, o governo do país acusou o filme de promover e “normalizar a homossexualidade” e decidiu que seria melhor não partilhar tais “ideologias” com o seu povo.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by RAFIKI (@rafiki_movie) on


A proibição da exibição da obra de Wanuri Kahiu, realizadora, produtora e autora, foi entretanto, temporariamente, suspensa na sexta feira, pelo Supremo Tribunal da capital do país, Nairobi.
 

 

View this post on Instagram

 

A post shared by RAFIKI (@rafiki_movie) on

Naquele país, as relação entre pessoas do mesmo sexo podem dar direito a pena de prisão até 14 anos. Em 2016, o Tribunal Superior queniano defendeu que é totalmente aceitável realizar exames anais em homens, para identificar se estes se relacionam cm outros homens.
Assiste ao trailer do filme aqui:

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES