Todos nós já passámos pela experiência de beber um pouco mais do que o devido. No dia seguinte, o nosso corpo vem cobrar a factura desse excesso, aquela típica sensação de mau estar e quem exagerou não se livra da chamada ressaca. Quando se está de ressaca a cabeça parece estoirar, o estômago parece ter uma máquina de lavar roupa lá dentro e o corpo parece ter mais 100kg. De acordo com um estudo publicado no British Medical Journal, o método mais efectivo para evitar os sintomas induzidos pelo álcool é mesmo não ingeri-lo ou fazê-lo com moderação.

Uma das questões que se mantém até hoje é como um fluido como o álcool pode fazer-nos sentir como se nos tivesse passado um camião por cima?
A forma horrível como sentimos o nosso corpo pode ser rectificada pela ingestão das substâncias correctas, até porque a maioria dos comprimidos para a ressaca são exactamente um cocktail de vitaminas.

Água

Um dos factores que contribuem para a sensação doentia após ingestão de álcool em grande quantidade é o facto de estar desidratado. O Instituto Nacional de Saúde Norte-Americano, explica que o álcool é diurético, prevenindo os rins de reabsorver água, daí se urinar mais. Assim, quanto mais cedo começar a beber água, mais depressa se sentirá no seu estado normal. O melhor é mesmo começar a beber água enquanto está a consumir álcool, assim vai hidratando o seu corpo e sentir-se-á menos mal no dia seguinte.

Sumos

Além da desidratação, outro factor que contribui para o estado doentio após a ingestão de álcool é a falta de várias vitaminas, incluindo A, B (especialmente a B6) e C. Para que volte a ter forças e para que o seu corpo volte a funcionar nos níveis normais, deve beber sumos de laranja ou tomate e bebidas desportivas, que são concebidas para substituir os nutrientes no seu corpo. Mas lembre-se, fique longe do sumo de uva, irá agravar a sua náusea!

Fruta

Quando se está de ressaca nem sempre apetece comer, muitas vezes até se sente náuseas. Há também quem pense que o ideal é repor as energias com um bom hambúrguer ou batatas fritas com muitos molhos. Mas não tem de ser assim, para repor os nutrientes e vitaminas no organismo, a fruta é o alimento ideal.

Exercício

Por sentir que o corpo “grita” por socorro e descanso não quer dizer que não existam actividades físicas que possam fazer com que se sinta melhor. Ficar na cama ou no sofá à espera que a dor passe, pode não funcionar.
Se a sua ressaca é daquelas que o impede sequer de abrir os olhos, não tente fazer exercício como correr ou andar de bicicleta, é obvio que não se vai sentir bem! Mas se for daquelas ressacas mais leves, faça uma caminhada ou um exercício ligeiro, o movimento ajuda a que o seu corpo liberte as toxinas que ingeriu anteriormente e isso vai fazê-lo sentir-se melhor.

Sexo

Outra actividade que lhe dará (muito) prazer e ajudará bastante a eliminar as toxinas do seu corpo é o acto sexual. Este activará também os centros de prazer no seu cérebro, o que fará com que se libertem hormonas que o farão sentir-se muito melhor. Por fim, aquela sesta a seguir ao acto sexual pode ser brilhante na sua recuperação, pois o seu corpo irá desligar completamente, o que será aquilo que o seu corpo necessita para que se sinta ainda melhor.