Depois da quadra natalícia e dos festejos do novo ano vêm as dores de cabeça e indisposição causadas pelo excesso de comida e bebida. Se te esqueceste da máxima “beba com moderação”, o que vale é que podes ver aqui como te podes livrar do mau estar com apenas cinco alimentos.

Apesar da maioria das curas ditas para a ressaca não passarem de um mito, a verdade é que existem remédios naturais que podem aliviar a sensação de indisposição.

Eis cinco alimentos sugeridos pelo noticiasaominuto que ajudam a reduzir as náuseas e dores de cabeça após uma grande noite regada de álcool:

1. Bananas

O álcool bloqueia a produção da hormona que ajuda o corpo a manter os níveis ideais de água. Tal pode provocar desidratação e a perde de eletrólitos, tais como potássio e sódio.

Ora, as bananas são ricas em potássio que ajudar-te-ão a sentires-te rejuvenescido quando estiveres a sofrer com uma forte ressaca.

2. Pickles

Detêm um elevado teor de potássio – um dos eletrólitos em falta após o consumo excessivo de álcool.

3. Crackers/Bolachas de água e sal

Este alimento contém hidratos de carbono de ação rápida que aumentam os níveis de açúcar no sangue durante a ressaca e melhoram os sintomas associados.

4. Abacate

Após uma noite de excessos, comer abacate ajuda a aumentar os níveis de potássio e a diminuir a desidratação.

Mais ainda, pesquisas sugerem que o abacate contém compostos que protegem o fígado contra os efeitos nocivos do álcool.

5. Laranja

Ricas em vitamina C, impedem que o corpo perca glutationa.

A glutationa é um antioxidante que ajuda o organismo a expulsar o álcool acumulado.

Se estas de ressaca é ainda fundamental que ingiras bastantes fluídos, tais como água, bebidas isotónicas e sopa.