O conceituado deejay e produtor angolano com descendência cabo-verdiana Ricardo Alves mudou-se para Lisboa. 23 anos depois de fazer e contribuir para a história da música electrónica em Angola, Alves mudou-se com a família e com a sua DJM-TOUR1, mesa de mistura da Pioneer, para terras lusas com o objetivo de encontrar novos desafios.

Com uma carreira com mais de duas décadas pelas pistas de dança de norte a sul de Angola e dez anos de sucesso com o programa radiofónico, MixFM, dedicado à música electrónica com base no House Music fizeram, Ricardo e o seu irmão Paulo Alves são das principais referências angolanas para vários DJs.

Aos 41 anos Ricardo, mudou-se com a família para a capital portuguesa com o objetivo de encontrar novos desafios e também dar continuidade do seu lado de produtor musical.

Lisboa não oferece apenas quatro novas estações do ano na vida do deejay, mas também 26 cidades onde emitir em fm a rubrica do MixFM e a Rádio Mix, através da RDP África, nas madrugadas de sábado. Além de Portugal, a Radio Mix chega também às principais cidades da lusofonia.

Ricardo Alves
DJ Satelite e Ricardo Alves no Village Underground Lisboa | Foto: Melissa Pereira

Muito em breve, Ricardo vai fazer parte da quarta edição do Room System, um evento que promete oferecer o melhor da música eletrónica, com raízes no afro-house e afro-tech, a acontecer no dia 25 de agosto, no Village Underground, em Lisboa. O evento vai acontecer com a produção da Seres Produções e a MixFM Angola.

Apesar de não concordar com a importância da produção musical na carreira de um deejay, pela magia que se faz nas pistas de dança, acredita que é um processo natural e fundamental, considerando que é a produção que, nos dias de hoje, acaba por dar o pontapé de saída para a fama.

Na entrevista vídeo abaixo, o deejay explica como eles e o irmão contribuíram para a divulgação do Afro House, estilo que começaram a tocar no inicio de 2007, nos PALOP. Também aproveitou para falar de como passou a ter um espaço de duas horas na programação da RDP-África, a estação de rádio portuguesa da rede RTP – Rádio e Televisão de Portugal.